A Secretaria Acadêmica é o setor responsável pela gestão de registro e documentos escolares.
Os pedidos do aluno à administração da Faculdade devem ser requeridos presencialmente na Central de Atendimento, por meio do preenchimento de formulário próprio, após recolhimento de taxa (quando for o caso).
Os requerimentos deverão vir acompanhados da documentação indicada, quando for o caso. O interessado deverá retornar ao setor (na data informada no canhoto do requerimento) para o qual foi feita a solicitação e, mediante apresentação do recibo de pagamento do protocolo, procurar o resultado de seu pedido.
Lírian Aparecida Ambrósio de Lourdes
Campus Academia:
Segunda a sexta, das 8h às 20h
Campus Arnaldo Janssen:
Segunda a sexta, das 8h às 20h
• Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (apresentar original);
• Cópia da Carteira de Identidade;
• Cópia do título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
• Cópia do comprovante de estar o requerente em dia com suas obrigações com o Serviço Militar (para maiores de 18 anos e do sexo masculino);
• Cópia do CPF;
• Cópia do Registro Civil (certidão de nascimento, casamento ou averbação);
• Uma (1) foto 3×4
• Cópia do comprovante de residência;
Formas de Ingresso:
Vestibular agendado
Nota do ENEM
Transferência
Obtenção de Novo Título
SOLICITAÇÕES
→ Trancamento: aluno deve estar matriculado.
O trancamento tem validade no semestre solicitado, para renovar o trancamento o aluno deve renovar a matrícula novamente.
A solicitação só pode ser feita por dois semestres.
Para o aluno calouro deverá ter cursado pelo menos 1 semestres;
A data limite está definida no calendário acadêmico.
→ Reingresso: aluno desistente, que deseja retornar o curso
Regra: O aluno não pode ultrapassar o prazo máximo para integralização do curso, para concluir o mesmo.
Ex: Curso de 2 anos – prazo máximo para integralizar 4 anos
Curso de 3 anos – prazo máximo para integralizar 6 anos
Curso de 4 anos – prazo máximo para integralizar 8 anos
Curso de 5 anos – prazo máximo para integralizar 10 anos
Caso o aluno ultrapasse o prazo máximo de integralização, o mesmo deverá agendar o processo seletivo e terá aproveitamento das disciplinas equivalentes, na matriz vigente.
→ Transferência: aluno de outra Instituição, que deseja estudar no CES
– Documentação necessária para análise:
• Preenchimento do requerimento na central de atendimento;
• Plano de ensino das disciplinas cursadas e aprovadas.
• Histórico original da instituição de origem.
• Situação do ENADE;
→ Obtenção de Novo Título: aluno portado de diploma de graduação
• Preenchimento do requerimento na central de atendimento;
• Cópia autenticada frente e verso do diploma de graduação;
• Plano de ensino das disciplinas cursadas e aprovada.
• Histórico original da instituição de origem.
OBS: Só é considerado formado, o aluno que tiver colado grau.
REMATRÍCULA:
Turma Regular
Acontece no portal do aluno, após o início das aulas é realizada nas centrais de atendimento de cada campo de oferta do curso.
O aluno deve matricular no mínimo em 3 disciplinas.
Turma Especial
Critérios para cursar: ter cursado a disciplina e ter sido reprovado; ou ser aluno de transferência.
Passo a passo para rematrícula no portal
1 – Acesse o portal do aluno, utilizando login e senha;
2 – Click no seu nome;
3 – Selecione a opção “Rematrícula”;
4 – Selecione a opção “Processo de Rematrícula”;
5 – Click em “Iniciar rematrícula”;
6 – Informações relevantes click em “OK”;
7 – Selecione as disciplinas a ser cursadas, após a seleção click no botão “Avançar”;
8 – Na tela pagamento selecione a forma de pagamento “Boleto”, selecione plano de pagamento “FACARN-Matricula” click no botão “Simular”;
9 – Na tela Simular click em “OK”
10 – Na tela pagamento click em “avançar”
11 – Visualize o comprovante de matrícula e marque a opção “Eu concordo”, logo em seguida click no botão “Avançar”;
12 – Click nas opções “Clique aqui” para impressão do boleto, contrato e comprovante de matrícula;
QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO
Solicitação presencial
Critérios: reprovação mínima de 45 ptos; ou
Transferência desde que o aluno tenha cursado pelo menos 1 semestre;
O aluno poderá solicitar no máximo 5 quebras em todo o curso.
DISCIPLINA ISOLADA
Critérios para o nosso aluno: Rematrícula no semestre; estar no último ano de conclusão; esgotar todas as possibilidades de horário na turma regular; verificar se a disciplina está sendo ofertada em turma especial (só poderá matricular o aluno que se enquadrar nos critérios)
Caso o aluno enquadre em todos os critérios acima, deverá apresentar o plano de ensino da IES de interesse em cursar a disciplina. A Coordenação fará a análise de compatibilidade de conteúdo e carga horária.
Critérios para aluno externo: Desde que haja vaga, qualquer pessoa graduada ou que esteja cursando um curso superior, independentemente da instituição, pode se matricular.
PORTARIA MEC Nº 1.095, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 sobre as novas regras de registro de diploma.