O Museu Universitário Academia, com acervos de Etnologia Indígena e de História Natural, presenteia a cidade de Juiz de Fora e região com um valioso patrimônio cultural relativo à cultura dos povos indígenas e à história dos seres vivos na natureza.
O espaço é composto por dois salões de exposição, cada um com 400 m². A reserva técnica e o laboratório de História Natural, contendo aproximadamente 30 mil peças, estão em um salão à parte.
No Museu de História Natural, hoje com 1.300 peças, evidenciam-se exemplares de fósseis, minerais, rochas, animais secos, em via úmida ou taxidermizados, ossos e réplicas de peças raras. O Museu de Etnologia Indígena, com 400 peças indígenas de etnias nacionais e africanas em exposição e 3.600 em reserva técnica, possui também em seu acervo peças oriundas de outras etnias, todas originais.
Com a certeza de que a atividade museal deve estar sempre a serviço da educação, a equipe desenvolve atividades práticas e teóricas de ensino, com qualidade, envolvendo alunos da Educação Infantil ao Ensino Superior, inclusive de outras instituições educacionais públicas e privadas, além do atendimento ao público individualizado.
A pesquisa interna é também outro pilar de sustentação das atividades. Todo o trabalho de manutenção, conservação e restauração das peças é desenvolvido em laboratório próprio, o que impõe uma atualização constante dos dados nos registros informatizados, fundamental para o acompanhamento das mudanças e aperfeiçoamentos do conhecimento científico.
Abertos à comunidade para visitação permanente, os Museus cumprem um papel de importância social. As visitas são gratuitas e monitoradas por profissionais devidamente preparados e qualificados. Ponto de referência cultural na cidade de Juiz de Fora e região, os dois salões recebem anualmente um público médio de 2 mil pessoas.
De segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Rua Halfeld, 1179 - Centro - CEP 36.016-000 - Juiz de Fora - MG
Agendamento de visitas pelo e-mail: museuacademiaces@uniacademia.edu.br