Capacitar o professor a usar as novas tecnologias a favor do ensino e aprendizagem por meio do ensino do pensamento computacional, do letramento digital e das tecnologias da informação e comunicação.
O(a) profissional formado(a) no Curso de Mídias, Tecnologias e Comunicação para o Ensino Básico terá formação técnico-científica capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias. Espera-se um profissional consciente de sua responsabilidade profissional e social, inserido no mundo produtivo, mantendo-se atualizado e contribuindo efetivamente utilizando-se da tecnologia adquirida em prol do desenvolvimento da sociedade em que vive.
Cibercultura e comunicação digital e produção web (36 horas/aula):
Comportamento do consumidor no ambiente digital e suas principais transformações. Compreensão e contexto do desenvolvimento da internet desde a ARPANET até os dias atuais. Linguagens e formatos (X)HTML e CSS. Uso de software gráfico direcionado à produção web. Edição e composição de hipertextos. Teoria e prática da construção de sites.
Questões éticas na web 2.0 e 3.08 (36 horas/aula):
Identificação dos aspectos que devem ser ponderados nos desafios éticos, com base nos princípios que orientam a conduta relacionada ao acesso à informação e à tomada de decisão. Explica o Marco Civil da Internet, fundamentando o gerenciamento da segurança da informação, como responsabilidades civis e penais e os mecanismos de proteção de dados e minimização de crimes digitais. Apresenta os aspectos formais e protetivos da legislação relacionada aos direitos autorais, propriedade industrial e software. Estuda os objetivos e meios da inclusão digital e acesso aos sistemas e à informação.
Criatividade estratégica e inovação (36 horas/aula):
Reconhece a essência da criatividade aplicada à inovação, não apenas como uma qualidade ou característica de quem ou do que é criativo. Descreve o processo criativo como uma estratégia que pode ser incorporada às práticas organizacionais. Demonstra a inovação como a implementação de um novo processo, produto ou serviço, de um novo método de marketing, de um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas, ou ainda a reorganização de parte/toda da organização.
Metodologia da pesquisa científica (36 horas/aula):
Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.
Propriedade intelectual (36 horas/aula):
Uso da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia em ambientes de inovação. Constituição e gestão de empresas juniores, pré-incubadoras, incubadoras de empresas, aceleradoras, parques e polos tecnológicos, cooperativas e empreendimento solidários e outras ações voltadas para a identificação, aproveitamento de novas oportunidades e recursos de maneira inovadora, com foco na criação de empregos e negócios, estimulando a proatividade. Transferência de Tecnologia: conceito e exemplos.
Segurança e privacidade (36 horas/aula):
Apresenta os conceitos de segurança da informação, de gerência de redes e ferramentas para o gerenciamento seguro. Conceitua hacking e o hacking ético (ethical hacker), bem como sua correlação com a cyber war. Aborda as normas e certificações relacionadas à segurança da informação.
Especificidades das TDIC | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (36 horas/aula):
A relação entre a inovação educativa e a presença da tecnologia, no âmbito escolar. Reconhecimento acerca da importância das tecnologias audiovisuais, telemáticas e assistivas na escola. A cultura digital e os softwares educacionais.
Letramento digital (36 horas/aula):
Compreensão e produção crítica e curadoria da informação; Cultura digital e cidadania digital; Mídias digitais e linguagens midiáticas.
Mobile Marketing (36 horas/aula):
Entender as principais tendências na evolução do mercado de marketing móvel. Identificar as melhores práticas de marketing móvel. Entender o valor que se entrega ao cliente através de plataformas interativas e móveis (mobile marketing platforms); na prática como estratégias de mobile marketing são aplicadas. Entender como aplicações mobile e big data podem ser fonte de inovação e criação de novos produtos e serviços; entender como o poder de uma forte e clara proposta de valor ao cliente visando identificar segmentos alvos.
Dimensão ética do uso das tecnologias e mídias digitais (36 horas/aula):
Insere os principais conceitos e fundamentos relacionados à ética e sua aplicação na sociedade digital.
Trabalho de conclusão de curso (40 horas/aula):
Elaboração do Trabalho de Curso. O trabalho e sua importância. Caracterização da organização ou setor produtivo. Elaboração dos instrumentos de pesquisa. Análise dos dados. Apresentação dos resultados e conclusão do trabalho. Regras para apresentação do trabalho.