Levar o profissional da educação básica à reflexão e análise das práticas docentes voltadas ao ensino da Língua Portuguesa e da Literatura. Além disso, auxiliar esses profissionais a reelaborarem suas práticas pedagógicas orientadas por um processo de ensino e aprendizagem que visa à elevação dos níveis de letramento (em seu sentido ampliado) dos estudantes, considerando o domínio de textos verbais e não verbais em seus contextos sociais, bem como os diversos domínios da literatura.
O(a) profissional formado(a) no Curso de Língua Portuguesa - Educação Básica terá suas competências focadas no domínio do uso da língua portuguesa no que concerne à sua estrutura, ao funcionamento e manifestações culturais e literárias, valorizando sua variedade e a diferença. Deverá ser capaz, a partir de sua fundamentação teórica, de refletir criticamente sobre a linguagem e o ensino, fazendo uso de novas tecnologias e compreendendo sua formação como processo contínuo e autônomo.
Metodologia da pesquisa científica (40 horas/aula):
Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.
Processos de ensino e aprendizagem (40 horas/aula):
Estudo dos processos de ensino e aprendizagem a partir de uma retrospectiva histórica até os dias atuais. Relação das tendências pedagógicas, demonstrando teorias e metodologias adotadas na práxis docente em espaços escolares e não escolares. A operacionalização da didática no dia a dia da sala de aula. Planejamento educacional e trabalho docente.
Domínios do ensino da língua materna: leitura, produção, oralidade e conhecimentos linguísticos (100 horas/aula):
Elementos da comunicação. Comunicação escrita e oral e eficiência nos processos comunicativos. Gênero e tipo textual. Modos de organização do discurso. Produção textual como atividade interativa e estratégias de leitura. Coerência e coesão textual.
Linguagem e discurso (80 horas/aula):
A disciplina estuda as características das línguas humanas e da linguagem e analisa as relações da língua com a sociedade. Para tanto, contrasta a abordagem normativa com a abordagem linguística e foca seus estudos nos conceitos desenvolvidos desde a linguística de Saussure até o programa gerativista: sincronia e desempenho; gramaticalidade e aceitabilidade. A disciplina tem como objetivo o estudo de como diferentes mecanismos atuam na composição de um texto. São trabalhadas as noções de texto, contexto e textualidade, aliadas às de coesão, coerência e referenciação, entre outras fundamentais para a compreensão e produção do texto enquanto processo comunicativo.
Ensino de literatura para fomento ao hábito de leitura, apreciação e fruição artística (100 horas/aula):
Esta disciplina apresenta a literatura através dos séculos, iniciando com clássicos da Antiguidade, mas focando-se, em especial, em suas diversas manifestações a partir do Renascimento. Procura-se identificar, em gêneros diferentes, na poesia e na prosa, os elementos que compõem a arte literária, sua estrutura, linguagem, e as múltiplas expressões do pensamento que se pode observar em cada texto poético. São estudadas obras de grande importância para a arte ocidental, vistas como cânones no contexto europeu e brasileiro, principalmente, mas também alguns casos que foram, inicialmente, considerados polêmicos pelo público da época. Através de uma visão panorâmica dos diversos movimentos literários, mas também de análises mais minuciosas, de caso a caso, chega-se à produção cultural contemporânea e à literatura popular.
Trabalho de conclusão de curso (40 horas/aula):
Elaboração do Trabalho de Curso. A Coordenação Pedagógica e sua importância. Caracterização das instituições de ensino. Elaboração dos instrumentos de pesquisa. Análise dos dados. Apresentação dos resultados e conclusão do trabalho. Regras para apresentação do trabalho.