Promover conhecimentos da Educação Física escolar para a organização da atuação pedagógica nas novas propostas curriculares (BNCC e CRMG). Oferecer subsídios teóricos e práticos ao professor, auxiliando-o a planejar, ministrar, avaliar e transformar as aulas com intervenções pedagógicas integradas e com possibilidades integradoras às outras áreas de conhecimento. Intervenção pedagógica com aulas dinâmicas e inovadoras e o uso das tecnologias digitais nas aulas de Educação Física. Compreender e aplicar os conceitos ligados à promoção da saúde no contexto individual e coletivo. Abordar e aplicar as competências socioemocionais na prática da Educação Física escolar e na vivência do sujeito.
O(a) profissional formado(a) no Curso de Educação Física Escolar - Educação Básica é capaz de promover a educação por meio das práticas esportivas, jogos, ginástica, lutas e expressões corporais, com o objetivo de evidenciar os aspectos da aprendizagem e do desenvolvimento motor, cognitivo, psíquico e social.
Metodologia da pesquisa científica (40 horas/aula):
Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.
Educação física escolar e as culturas e práticas corporais do movimento (80 horas/aula):
Educação Física Escolar e as culturas e práticas corporais do movimento, em suas diversas formas de codificação e significação social, baseada na nova Base Nacional Comum Curricular, da educação infantil ao ensino médio. Aborda as práticas corporais rítmicas e expressivas ao tratar e sensibilizar o acadêmico de Educação física para a importância do ritmo associado ao movimento, à percepção corporal e à corporeidade, como fonte de domínio corporal e coordenação espacial. Problematiza esses temas no campo profissional da Educação Física ao promover estudo e reflexões de temas relacionados à consciência e expressão corporal estabelecendo suas relações com as áreas da saúde, educação e outros campos do saber.
Educação física na área de linguagens e suas tecnologias (40 horas/aula):
Abordagem integradora. Estudo e compreensão das competências e habilidades da educação física aplicadas às práticas da cultura corporal do movimento. Aborda o papel da educação física no contexto escolar, seus saberes e suas práticas. As relações formadas entre educação, escola e sociedade. O pensamento pedagógico renovador da educação física brasileira. A análise da escola enquanto Instituição: organização e relações internas e externas. As contribuições da educação física no processo de formação profissional, e sobretudo humana.
Práticas corporais inclusivas (40 horas/aula):
Educação física e inclusão das pessoas com deficiência. Cultura corporal de movimento (práticas corporais alternativas). Aborda o ensino da educação física para pessoas com necessidades educativas especiais, através dos conceitos de educação especial e educação inclusiva, fornecendo às estudantes informações essenciais para a elaboração de estratégias de ensino coerentes com as especificidades de cada deficiência. A elaboração e adaptação para uma educação física inclusiva a partir de diferentes deficiências, patologias e síndromes, fornecendo aos alunos recursos e métodos de trabalho para sua atuação com a educação física e o esporte adaptado na educação básica e em escolas especiais.
Promoção da saúde e prevenção de agravos (40 horas/aula):
Promoção da saúde e prevenção de agravos, qualidade de vida, entre outros, de forma a promover o cuidado e o autocuidado individual e coletivo. Abordagem da saúde sob a ótica integrativa e complementar com foco na saúde do paciente. Técnicas consagradas, históricas e tradicionais aplicadas na complementação do cuidado em saúde com foco no sujeito.
Competências e habilidades socioemocionais aplicadas à educação física escolar (40 horas/aula):
Aborda os processos históricos e sociais dos esportes. Descreve as formas de manifestação do esporte e suas classificações de acordo com a natureza do jogo. Discute as principais teorias e metodologias de ensino dos esportes e também as diferentes visões de ensino em distintas modalidades esportivas, de acordo com suas especificidades. Estimula a criação, aplicação e avaliação de planos de ensino dos esportes nos mais diferentes contextos sociais.
Meios de avaliação na educação física escolar (40 horas/aula):
Descreve as técnicas e medidas de avaliação em diferentes parâmetros da educação física, relacionada com a saúde e ao desempenho. Apresenta os testes laboratoriais e de campo de ergometria, antropometria, dinamometria entre outros exames para mensuração da aptidão física e suas valências. Propõe a elaboração de protocolos de avaliação pré e pós-intervenção no âmbito da saúde e do desempenho. Descreve a importância da anamnese clínica e discute sua importância na atividade física. Indica métodos de avaliação para populações especiais, como idosos, cardiopatas, diabéticos, obesos. Estimula a prescrição de práticas corporais na saúde e na doença.
Estudos interdisciplinares do lazer, cultura e educação (40 horas/aula):
Fundamentos teóricos, metodológicos e legais do currículo. Concepções, tendências e avaliação de planejamento curricular. Análise de projetos pedagógicos e propostas curriculares inovadoras na Educação Básica. Currículo e desafios contemporâneos.
Trabalho de conclusão de curso (40 horas/aula):
Trabalho de curso com projeto aplicado ao contexto profissional do cursista: Elaboração do Trabalho de Curso. A Coordenação Pedagógica e sua importância. Caracterização das instituições de ensino. Elaboração dos instrumentos de pesquisa. Análise dos dados. Apresentação dos resultados e conclusão do trabalho. Regras para apresentação do trabalho.