Aprofundar os conhecimentos dos profissionais da educação na área de gestão pedagógica, aperfeiçoando suas capacidades de diagnóstico, análise e resolução de problemas; planejamento e gestão dos resultados pedagógicos; coordenação e gestão de equipes; elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia da Pesquisa Científica (40 horas/aula):
Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.
Gestão Educacional (40 horas/aula):
A Gestão Escolar e a atuação dos profissionais da educação. O entendimento acerca dos diferentes tipos de gestão. A gestão das pessoas e dos conflitos na escola. O uso da tecnologia como aliada ao trabalho da gestão escolar. A organização da construção coletiva do Projeto Político Pedagógico da Escola.
Gestão para Resultados Pedagógicos (40 horas/aula):
Ressalta a gestão de processos e resultado, implanta a modelagem organizacional em instituições de ensino e a utilização de sistemas que maximizam os resultados, com qualidade nos processos organizacionais.
Gestão da Informação e do Conhecimento (40 horas/aula):
Ressalta a gestão da tecnologia da informação, apresenta os sistemas de gestão nas instituições de ensino, com vistas ao desenvolvimento e apoio para a gestão das organizações.
Gestão de Pessoas (40 horas/aula):
Apresenta os subsistemas e modelos de gestão de pessoas, bem como sua relevância para a prática nas organizações. O modelo de Gestão de Pessoas nas instituições de ensino.
Compliance (40 horas/aula):
Abordagem história do Compliance. Conceito e abrangência do Compliance. Aspectos legais e exigências atuais do Programa Compliance. Estruturação e adequação do Compliance no setor educacional. Gestão educativa, Compliance: programa de integridade. Compliance e políticas públicas educacionais.
Aspectos Éticos / Filosóficos / Sociológicos (40 horas/aula):
Aborda a sustentabilidade organizacional, debatendo o tripé econômico, social e ambiental nos âmbitos do primeiro, do segundo e do terceiro setor e apresentado os principais aspectos que envolvem a ética nos negócios.
Liderança (40 horas/aula):
Aborda o comportamento humano nas instituições de ensino, enfatiza os aspectos da liderança, motivação, engajamento no trabalho, mudança, clima e cultura organizacional. Estudo sobre relações de poder, gestão de conflitos e desenvolvimento do trabalho em equipe.
Negociação e Mediação (40 horas/aula):
Aborda as Relações de trabalho e a negociação, através da compreensão de aspectos da lógica organizacional na contemporaneidade. Para tanto, conceitos fundamentais do mundo do trabalho serão abordados, como questões sobre poder e conflito e suas formas de manifestação, negociação e negociação coletiva. Os atores e sua dinâmica histórica e estratégica. A representação de interesses: sindicatos e esferas civis. Mecanismos de gestão das relações de trabalho. O futuro do trabalho: tendências e perspectivas nas relações de trabalho no Brasil e no mundo.
Trabalho de Conclusão de Curso (40 horas/aula):
Elaboração do Trabalho de Curso. A Coordenação Pedagógica e sua importância. Caracterização das instituições de ensino. Elaboração dos instrumentos de pesquisa. Análise dos dados. Apresentação dos resultados e conclusão do trabalho. Regras para apresentação do trabalho.