O Centro Universitário Academia (UniAcademia) mais uma vez, recebeu a visita do MEC para a autorização de um curso de graduação. Depois de receber a autorização com nota máxima (5)para a abertura do curso de Direito e de ser credenciado também com a maior nota para a oferta de cursos EAD, ambos em 2021, agora a Instituição tem autorização para lançar a graduação em Direito no formato EAD.
A visita dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC) aconteceu no início de junho, de forma on-line. E a autorização veio com nota 4, em 5. "Essa nota reflete a seriedade e comprometimento que temos com ensino, pesquisa e extensão. O curso de Direito EAD foi pensado para cumprir com essa excelência. Gosto de dizer que no UniAcademia, EAD significa ‘Educação por Aproximação Digital’ e é esse nosso objetivo: aproximar, cada vez mais pessoas, de cada vez mais lugares, a um ensino de qualidade", afirma o Reitor Giovânio Aguiar.
O processo de autorização pelo MEC faz parte de uma exigência específica para apenas alguns cursos, como é ocaso da graduação em Direito. Isso por que, como Centro Universitário, o UniAcademia tem autonomia para abrir cursos de graduação e pós, sem a necessidade de passar pelo crivo do MEC. No entanto, como no caso de Direito e de alguns cursos da saúde, a avaliação faz-se necessária.
Desde 2020, após a mudança de nome, de CES/JF para UniAcademia, quando se tornou Centro Universitário, a Instituição já abriu outros cinco cursos, além do Direito: Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Produção, Fisioterapia e Nutrição.
O curso de Direito na modalidade presencial teve a abertura de suas duas primeiras turmas no primeiro semestre de 2022. No entanto, ainda não há previsão de data para o início das inscrições no curso em formato EAD.