Visite nosso site
Institucional

Saúde na Escola promove exercícios práticos e contato com a ciência na Escola Estadual Delfim Moreira

Institucional

Saúde na Escola promove exercícios práticos e contato com a ciência na Escola Estadual Delfim Moreira

No dia 2 de setembro, o projeto de extensão “Saúde na Escola” visitou a Escola Estadual Delfim Moreira, localizada na Rua Braz Bernardino, 220, no Centro. Criado em 2012, o projeto, realizado pelos cursos de Ciências Biológicas, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física do Centro Universitário Academia (UniAcademia), tem como objetivo promover a integração de professores e alunos das unidades escolares visitadas com os graduandos, por meio de exercícios focados na ciência, na prática laboratorial e na divulgação de informações relevantes sobre saúde.

Esse contato ocorre a partir do agendamento dos professores coordenadores, Fernando Teixeira e Patrícia de Lima, junto à direção, ao supervisor pedagógico e aos professores de Ciências e Biologia das escolas públicas e particulares. A coordenadora dos cursos de saúde do UniAcademia, Paula Abreu, destacou a importância e os objetivos do Saúde na Escola: “A ideia é levar informações sobre alimentação saudável, qualidade de vida e educação ambiental a escolas públicas e privadas. Também é uma forma de interação entre os futuros profissionais e a comunidade”, ressaltou.

A execução do projeto, durante as visitas às escolas, inclui o desenvolvimento de materiais pedagógicos pelos estudantes participantes, como textos, maquetes e banners. Esses materiais são subdivididos em oito módulos e, no momento das apresentações, ficam distribuídos em bancadas à mostra para os alunos das escolas visitadas. Os conteúdos abordam Microscopia/Histologia, Citologia/Embriologia, Botânica, Zoologia de Invertebrados, Zoologia de Vertebrados, Evolução, Nutrição e Fisioterapia/Educação Física, utilizando recursos de laboratório, como equipamentos e materiais específicos.

Além dos materiais compartilhados com os estudantes do ensino básico, o "Saúde na Escola" permite a troca de vivências, fazendo com que os participantes do projeto conheçam a realidade social e cultural das escolas. Isso proporciona aos graduandos a oportunidade de vivenciar a prática do magistério. Ao final da visita técnica, os alunos do UniAcademia precisam produzir relatórios e elaborar um artigo científico sobre as atividades realizadas.

Desde que foi implementado, há doze anos, o projeto dos cursos de saúde do UniAcademia já contemplou mais de 35 escolas de diferentes regiões de Juiz de Fora e cidades vizinhas. Considerando que a grande maioria das escolas não dispõe de espaços adequados para o exercício prático das ciências e da biologia, o projeto direciona esforços para apresentar práticas laboratoriais a escolas municipais, estaduais e particulares, atendendo também à necessidade de inserção dos graduandos em licenciatura do curso de Ciências Biológicas nas unidades escolares.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!