“Além da visibilidade proporcionada, essa foi uma ótima oportunidade de aprendizagem e inserção neste mercado”, foi o que destacou a estudante do curso de Moda do UniAcademia Sayuri Oti da Silva, sobre a participação na Semana de Moda In. No dia 27 de junho, diversas marcas locais realizaram a exposição de peças de roupa em um desfile aberto para o público na Praça de Eventos do Independência Shopping.
Em parceria com a organização do evento, estudantes da disciplina de Projeto Extensionista IV do curso de Moda do UniAcademia ganharam a oportunidade de apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para os espectadores presentes. “O contato para participar do evento foi feito através da professora Aline Firjam, que trouxe essa proposta em uma das aulas da matéria”, conta Sayuri.
Segundo a professora que realizou a mediação entre o evento e a participação das alunas da disciplina, Aline Firjam, esse foi um momento importante na vida profissional de cada uma delas. “Sempre acrescenta. Seja na visibilidade, a primeira experiência, a passarela, modelos que já são profissionais. Tem o contato com o universo na prática, então, é muito interessante”, aponta. O evento foi, ainda, uma grande oportunidade para que as alunas do UniAcademia conseguissem alinhar suas produções com aquilo que elas devem encontrar no mercado de trabalho, tendo em vista o caráter extensionista da exposição.
Ao total, onze alunas da disciplina produziram onze peças de roupa para o desfile, englobando temáticas e estilos diversos na abordagem de cada uma das peças. Exemplo disso foram as inspirações de Sayuri, trazendo uma forma única de associar moda à temática oriental. “A inspiração para a peça veio da minha vivência cultural com o universo Otaku e Nerd. O processo criativo foi feito através de técnicas aprendidas ao longo do curso. Essa organização das ideias facilita no desenvolvimento do processo criativo”, revela. Além disso, os sentimentos de realizar uma produção autoral e se inserir no evento foram motivos de frio na barriga para a aluna de Moda: “a exposição da peça no desfile me causou um misto de sentimentos desafiadores, foi uma grande responsabilidade”.
As estudantes da disciplina realizaram a exposição das suas peças projetadas para o TCC, entretanto, a avaliação das notas dos trabalhos finais não foi baseada no desempenho na passarela. A ideia, na verdade, foi proporcionar um momento “de coração” para as alunas que participaram, segundo a professora Aline Firjam. “Foi um momento de aproveitar. Para as meninas, esse desfile foi a cereja do bolo”, diz. Alegria que foi confirmada por Sayuri, já que o desafio se mostrou uma grande possibilidade de aprender em um palco real. “Para quem está iniciando, além da peça exibida no desfile, podemos acompanhar de perto a organização e atuar nos bastidores do evento”, conta.