Evento

Radiodramas da Web Rádio UniAcademia estreiam com noite de audições e bate-papos na Autoria Casa de Cultura

Evento

“Sou uma apaixonada pelo rádio e pelo radiodrama. Falo que queria ter vivido na ‘Era de Ouro’ do rádio e teria sido radioatriz. É algo de que gosto muito, e nossos estudantes também gostam demais”, disse Gilze Bara, coordenadora do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UniAcademia e do Projeto de Extensão “Web Rádio UniAcademia”.

Na próxima quarta-feira, 21, os radiodramas produzidos pela equipe da Web Rádio serão apresentados na Casa de Cultura Autoria (Rua Batista de Oliveira, 931 - Granbery), às 19h. A entrada é gratuita e aberta a todas as idades. Durante o evento, o público acompanhará a audição dos programas, além de um bate-papo sobre as temáticas desenvolvidas e sobre o próprio formato.

Inaugurada em maio de 2022, a Web Rádio do UniAcademia é um projeto de extensão voltado para a produção de materiais sonoros que compõem a programação da rádio. Nela, também estão presentes os radiodramas. Trabalhar com esse formato durante a formação é de grande importância para todos os estudantes da área de Comunicação. Segundo Gilze, existem alguns motivos para experimentar o radiodrama: “Primeiro, a gente exercita a criatividade e trabalha a locução, inclusive a jornalística. [...] Com o rádio contemporâneo expandido, estamos vendo um renascimento do radiodrama, inclusive com elementos do gênero no podcast narrativo.”

“Neste ano, o projeto de extensão tem uma novidade: um núcleo de radiodrama. Foi sugestão de uma aluna no semestre passado, que, depois de fazer a radionovela na disciplina de rádio, falou comigo”, conta Gilze. O radiodrama foi o gênero de maior sucesso na Era de Ouro do rádio no Brasil e tem um poder de envolvimento gigantesco. Para os alunos de comunicação, essa experimentação e o poder de envolvimento são aspectos fundamentais destacados.

A Web Rádio é feita “a muitas mãos”, de maneira democrática, por professores e professoras, não apenas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, mas também de outras faculdades. A ideia é que todos participem com um conteúdo, seja um programa ao vivo, podcast, radiodrama, entre outros. Até agora, a Web Rádio do Uni produziu quatro materiais no gênero radiodrama: as radionovelas “Galinha de Domingo”, “A Hora do Lobisomem”, “Passeio Noturno” e “As Escolhas de Tereza”. “Na quarta-feira da semana que vem, vamos veicular esses quatro programas lá na Autoria”, revela Gilze.

Sobre o evento

Durante a noite do dia 21, o núcleo de radiodramas da Web Rádio contará com a presença de alguns nomes que participaram da criação das radionovelas. A egressa de Jornalismo do UniAcademia Mariana Virgílio, que fez a adaptação e o roteiro de “Galinha de Domingo”, falará sobre essa experiência. Além de Mariana, Gustavo Diolindo - também egresso de Jornalismo - contará sobre o processo de adaptação e roteirização de “A Hora do Lobisomem”. Enquanto Gilze guiará o evento na Autoria, falando sobre as demais produções que serão exibidas e também sobre os formatos existentes no radiodrama: radionovela, série e unitário. Será um encontro com muito bate-papo e escuta.

“A Carol Canêdo, dona da Autoria, é uma pessoa que admiro muito. Ela me viu divulgando os radiodramas nas minhas redes sociais e falou comigo: ‘Poxa vida, que bacana! Vamos trazer isso pra cá.’ E eu disse ‘Vamos’”, conta Gilze.

Projeto de Extensão Web Rádio

Assim como outros projetos de iniciação científica, extensão e grupos de estudo, para participar da Web Rádio do UniAcademia é necessário passar por um processo seletivo. As inscrições são divulgadas periodicamente, no primeiro semestre do ano letivo, pela Coordenação de Pesquisa e Extensão do UniAcademia. Para saber sobre a abertura de vagas, basta acompanhar as redes sociais e o site do UniAcademia.

A Web Rádio do Uni busca dar oportunidade para alunos e alunas de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda participarem de uma emissora de rádio. O projeto incentiva a criatividade e a responsabilidade dos alunos, a criação de programas radiofônicos variados, a divulgação de informações relativas à programação da Web Rádio, além de destacar o UniAcademia e o projeto de extensão como produtores de informação para a cidade como um todo.