Projeto "Biologia e Saúde na Escola" promove troca de experiências entre estudantes do UniAcademia e alunos da educação básica

Na terça-feira, dia 29, o Projeto de Extensão "Biologia e Saúde na Escola" visitou a Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, situada no Bairro Teixeiras, em Juiz de Fora. O encontro teve a participação dos cursos de Ciências Biológicas, Fisioterapia e Nutrição do UniAcademia.

O objetivo do projeto é integrar a teoria e a prática no ensino de Biologia e áreas relacionadas, estabelecendo uma conexão entre instituições de ensino superior e escolas públicas e privadas da cidade e dos municípios vizinhos. Desde sua criação em 2012, o projeto, sob coordenação do Prof. Fernando Teixeira Gomes, Mestre em Microbiologia Agrícola e Doutor em Fisiologia Vegetal, tem se destacado por expandir o conhecimento científico para além dos limites da universidade.

A metodologia do projeto inclui o uso de utensílios, espécimes de microrganismos, animais e plantas, bem como microscópios do acervo do laboratório de Ciências Biológicas do UniAcademia. Adicionalmente, são aplicados recursos pedagógicos elaborados pelos próprios graduandos.

Além da troca de experiências, os resultados esperados incluem a produção de textos, maquetes e banners pelos alunos dos cursos envolvidos, proporcionando uma integração com a realidade do ensino e da prática científica, contribuindo para uma formação mais abrangente.

Paula Ferreira de Abreu, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas e coordenadora adjunta dos cursos de Nutrição e Fisioterapia, destaca a importância do projeto:

“O Biologia e Saúde na Escola é um Projeto de Extensão de grande importância na vida acadêmica dos alunos, permitindo a eles o contato direto com a comunidade externa, além de vivenciarem a prática de suas profissões.”

Esse encontro reforça o compromisso do UniAcademia com a formação de profissionais capacitados e conscientes de seu papel na sociedade.