Visite nosso site
Ensino

Descubra o que é Marketing Digital e como ingressar nessa área

Ensino

Descubra o que é Marketing Digital e como ingressar nessa área

A internet tem se tornado uma importante ferramenta para as marcas ampliarem o seu alcance com os consumidores. Assim, o meio digital representa um excelente recurso para aumentar o faturamento e aprimorar a forma de interação com o público.

Tudo isso só é possível, porém, com uma boa estratégia de Marketing Digital. Hoje, já existem cursos de nível superior que orientam sobre as principais técnicas e táticas de marketing empregadas no ambiente digital.

Quer entender o que é Marketing Digital e como se capacitar para trabalhar na área? Continue a leitura do post e confira!

Afinal, o que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é um segmento do marketing que tem como principal objetivo implementar técnicas para a divulgação de produtos e de serviços na internet e em outras mídias digitais. Assim, o marketing traz conhecimentos que auxiliam os profissionais nas vendas, permitindo um maior aproveitamento das oportunidades.

Quem se forma em Marketing Digital pode atuar em uma série de organizações, desde grandes empresas até órgãos públicos e institutos. O profissional presta assessoria e ajuda a promover as marcas e os seus produtos no meio digital. Além disso, é possível exercer a função de pesquisador de mercado, por meio da coleta e da análise de dados sobre as preferências dos usuários.

Assim, a internet se torna a principal ferramenta de atuação de quem se especializa na área. O mercado de trabalho, por sua vez, vem se ampliando significativamente, oferecendo diversas oportunidades de empregabilidade, devido ao crescimento e ao avanço das mídias digitais. Por isso, diversas empresas têm buscado profissionais para aproveitar o excelente potencial que a internet oferta para os seus negócios.

No entanto, para garantir boas vagas e salários promissores, é fundamental se capacitar. Hoje, já existem cursos de nível superior em Marketing Digital de qualidade, ofertados tanto no modelo presencial quanto a distância.

Quais são as principais áreas de atuação em Marketing Digital?

Quem se forma em Marketing Digital tem bastante liberdade para escolher um caminho profissional. Até porque a profissão tem um amplo campo de atuação, de modo que há diversas áreas que encaixam melhor com variados perfis e com distintas habilidades.

Uma das possibilidades, por exemplo, é se tornar analista de mídias sociais. A principal função de trabalho desse cargo consiste em auxiliar as empresas na comunicação com clientes por meio de canais virtuais. O analista utiliza diferentes estratégias de marca e entende quais são as ações mais essenciais para determinado momento da campanha.

A área de produção de conteúdo também oferece diversas oportunidades de emprego para quem se especializa em Marketing Digital. Nesse segmento, o profissional deve gerar conteúdos relevantes para os clientes, utilizando técnicas de marketing para engajar a audiência.

A demanda por cargos de comunicação digital vem crescendo dia após dia. Para optar por um campo, é importante conhecer bem as suas preferências e se antecipar para criar um diferencial competitivo. A boa notícia é que você não precisa se limitar apenas a um setor, então, é sempre bom procurar estar atualizado sobre as novas funções que surgem para ter mais chances no mercado.

Curso de Marketing Digital

Quais são as graduações em alta no setor?

A formação em Marketing Digital pode ser alcançada gradativamente, com bastante estudo e prática. É importante que o aluno treine e retenha de forma adequada os conhecimentos adquiridos, de modo consistente e eficaz. Assim, será possível ser considerado um profissional de Marketing Digital altamente capacitado e valorizado.

Hoje, mesmo com as inúmeras oportunidades no mercado de trabalho, os empregadores ainda valorizam os candidatos que apresentam algum tipo de certificação superior no currículo. Portanto, se você tem afinidade com a área, é fundamental encontrar uma graduação de excelência.

O setor agrega diversos segmentos profissionais, desde que estejam relacionados com a tecnologia. Realizar um curso, portanto, além de ser extremamente vantajoso para a sua formação, agrega conhecimento de conceitos, processos e desenvolvimento de estratégias.

Confira, a seguir, quais são as principais alternativas de formação em Marketing Digital.

Marketing

A graduação em Marketing torna o estudante capaz de realizar pesquisas e análises de mercado para atuar no planejamento e na implementação de programas destinados à criação e ao acompanhamento de novos produtos. O profissional de Marketing tem uma formação generalista e especializada e pode atender a empresas de diferentes portes.

Jornalismo

Já o curso de Jornalismo forma profissionais aptos para atuar na internet, na televisão, no rádio, entre outros canais de comunicação. O currículo da graduação de Jornalismo conta com disciplinas práticas e teóricas, além de atividades extraclasse que complementam os conhecimentos na área.

Publicidade e Propaganda

A formação em Publicidade e Propaganda é destinada a alunos que desejam trabalhar em agências de comunicação, produtoras e assessorias online e offline. O curso é desenvolvido em laboratórios de áudio, vídeo, fotografia e informática, com duração média de quatro anos.

MBA em Gestão Estratégica de Marketing Digital

O MBA em Gestão Estratégica de Marketing Digital tem como objetivo qualificar profissionais em uma área de crescente demanda. A graduação conta com a parte teórica e prática, abordando conceitos sobre as principais tecnologias em uso atualmente.

Mesmo que o MBA seja um curso de pós-graduação, a alternativa pode ser a porta de entrada para atuar no mercado de trabalho em Marketing Digital. Assim, quem já conta com formação acadêmica em outra área, como Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, entre outras, pode cursar o MBA para se atualizar e conhecer novas plataformas e estratégias digitais.

Antes de tomar a sua decisão pela graduação, é importante considerar os seus interesses e também o seu perfil profissional. Até porque cada área conta com funções e atividades diferenciadas, que podem variar significativamente. A indicação é sempre se manter atualizado acerca das tendências e buscar especializações para enriquecer o currículo.

Agora que você já sabe o que é Marketing Digital, tenha em mente que é fundamental se capacitar para ser um profissional diferenciado e valorizado no mercado de trabalho. Nesse sentido, buscar uma instituição de ensino de qualidade e de prestígio é imprescindível para garantir uma boa formação e também uma maior competitividade.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do universo acadêmico: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Curso de Marketing Digital

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!