A partir desta quarta-feira, 4 de setembro, o Museu de Etnologia Indígena e História Natural do Centro Universitário Academia (UniAcademia) inaugura a exposição “Planeta dos Besouros”, que estará aberta ao público até o dia 18 de outubro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e o local está situado na Rua Halfeld, 1179, no mesmo endereço do Colégio Academia.
A mostra conta com cerca de 1.300 exemplares do acervo mantido na reserva técnica do Museu Universitário Academia, destacando a ampla diversidade das espécies e sua importância para a educação ambiental. A professora responsável, Helba Helena Santos Prezoto, ressalta que a exposição também serve para conscientizar os visitantes sobre a necessidade de conservar espécies e ecossistemas, já que muitos desses besouros, antes comuns, estão se tornando cada vez mais raros.
Os fósseis dos besouros, ou coleópteros, datam de mais de 240 milhões de anos, tornando-os um dos grupos mais antigos e diversos, com mais de 300 mil espécies conhecidas. Eles apresentam grande variedade de tamanhos, cores e texturas, desempenham um papel crucial na cadeia alimentar e suas larvas são consumidas em diversas culturas. Além disso, no antigo Egito, os escaravelhos sagrados eram usados como amuletos para invocar os faraós.
“A exposição busca trazer ao público peças que são mantidas na reserva técnica e que não são expostas, para que os visitantes tenham a oportunidade de conhecer parte do acervo e, assim, explorar as relíquias que contam a história da natureza do território brasileiro”, destaca a professora Helba. A coleção conta com cerca de 5 mil coleópteros, sendo a maior parte montada pelo Pe. naturalista Leopoldo Krieger nas décadas de 60, 70 e 80.
A entrada é gratuita. Para visitar, basta ir ao Museu durante o horário de funcionamento. Para agendar uma visita guiada ou obter mais informações, entre em contato pelo e-mail: museuuniversitario@uniacademia.edu.br. Grupos grandes devem agendar previamente. As escolas de Juiz de Fora estão convidadas a marcar visitas guiadas para suas turmas.
Para acompanhar futuras divulgações, siga o perfil do Instagram @museuuniversitarioacademia.