Museu Universitário Academia apresenta a exposição "O Jardim das Borboletas"

Museu Universitário Academia apresenta a exposição "O Jardim das Borboletas"

Na próxima segunda-feira, 10, o Museu Universitário Academia inaugura a exposição "O Jardim das Borboletas". Localizada na Rua Halfeld, 1.179, Centro de Juiz de Fora, a mostra apresenta mais de 200 exemplares de borboletas e mariposas, incluindo espécies nacionais e internacionais. Os visitantes podem explorar a exposição de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, exceto em feriados e recessos.

"O Jardim das Borboletas", inicialmente disponível até o dia 8 de julho, retorna em 1º de agosto e permanece aberto até o final do mês, dia 30. A exposição apresenta uma das maiores mariposas do mundo, com uma envergadura de cerca de 30 centímetros, além do bicho-da-seda nativo da Ásia e das borboletas monarcas da América do Norte. Outro destaque são as borboletas com asas transparentes, cores vibrantes e intensas, além de espécies que utilizam estratégias de sobrevivência como camuflagem, mimetismo e retro-orientação.

A professora responsável pelo Museu de Etnologia Indígena e História Natural, Helba Helena Santos Prezoto, ressalta que "as exposições de borboletas e mariposas em museus de história natural são uma ponte vital entre o público, a educação ambiental, a conservação e a pesquisa científica". Helba reforça que essa mostra não visa apenas encantar e educar, mas inspirar ações concretas em prol da preservação: "Iniciativas como essa garantem que as futuras gerações possam continuar admirando e estudando essas fascinantes criaturas. Essas exibições são de extrema importância para a conscientização pública sobre a biodiversidade e a ecologia."

Para esclarecer dúvidas ou agendar uma visita guiada, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail museuuniversitario@uniacademia.edu.br.