O mindfulness é uma técnica que auxilia a focar no momento presente, tornando a mente mais desperta e saudável. Essa atenção plena oferece diversos benefícios, principalmente para o aumento do foco e da concentração.
O principal objetivo do mindfulness é fazer com que a pessoa saia de um estado de falta de consciência e viva uma realidade mais presente, sobretudo em relação aos sentimentos e às sensações.
Quer entender o que é, como funciona e quais são os benefícios do mindfulness para a saúde do corpo e da mente? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!
O que é mindfulness?
A ideia principal do mindfulness é manter a mente atenta no que estamos fazendo e sentindo. Em português, o significado mais próximo é traduzido como atenção plena. Essa habilidade pode parecer, muitas vezes, desimportante e banal, no entanto, a capacidade de estar presente é, na verdade, bastante valiosa.
Na maior parte do tempo, vivemos desatentos com o que ocorre à nossa volta e com as diferentes emoções e sensações do nosso corpo. Muitas vezes, acabamos pensando mais no futuro e no que vai acontecer do que, de fato, no que está acontecendo no presente.
A prática do mindfulness surge, justamente, para exercitarmos a concentração e o foco no momento presente, mantendo uma constante consciência do agora. A ideia, portanto, é direcionar a atenção e não julgar os acontecimentos, aceitando e abraçando a realidade, sem nenhum tipo de julgamento.
O conceito de mindfulness é bastante associada ao budismo, uma vez que a prática de meditação nessa religião existe há milhares de anos. Hoje, o mindfulness é utilizado para reduzir o estresse, aumentar a produtividade, controlar a ansiedade e desenvolver a inteligência emocional.
Como a atenção plena funciona?
Como o próprio nome sugere, a atenção plena é basicamente notar e observar profundamente qualquer atividade que se está realizando. É um exercício que pode ser treinado em diversos momentos, seja escovando os dentes, seja comendo uma refeição.
O objetivo é realizar as tarefas prestando total atenção nas sensações que aquela atividade específica proporciona. A prática é considerada uma espécie de meditação, que pode ser inserida facilmente na rotina de uma pessoa. Em apenas alguns minutos por dia, é possível praticar o mindfulness e absorver seus excelentes benefícios.
Para praticar mindfulness, você precisa voltar a atenção para o seu corpo e perceber suas sensações físicas, suas emoções, sentimentos e pensamentos. Também é interessante se concentrar na respiração e nos movimentos. Ao retornar a atenção para o corpo, você ainda tem a oportunidade de aprofundar o autoconhecimento.
A falta de atenção no momento presente é algo constante na vida de muitas pessoas. Dificilmente estamos atentos totalmente às tarefas que executamos na rotina, já que recebemos inúmeros estímulos. Mesmo assim, o mindfulness pode auxiliar significativamente a fazer mudanças nesse comportamento.
Quais são os benefícios do mindfulness?
Quem desenvolve o mindfulness no cotidiano consegue deixar de lado os pensamentos e sentimentos sobre situações do passado. É comum também estarmos preocupados em relação ao futuro, o que gera muitas vezes um quadro de ansiedade.
Portanto, praticar o mindfulness é fundamental para manter o equilíbrio do corpo e da mente, tendo atenção plena a tudo o que nos acontece. Veja, a seguir, quais são os principais benefícios do mindfulness!
Auxilia nos estudos
Com o mindfulness, é possível ter uma melhora significativa da memória e do processo cognitivo. Isso é possível graças ao aumento da capacidade de manter a atenção. Assim, fica mais simples ter resultados cada vez mais satisfatórios com os estudos e com a absorção de diferentes conhecimentos.
Reduz o estresse
Igualmente, o mindfulness é um importante exercício para reduzir o estresse. Atualmente, não é raro encontrar pessoas sobrecarregadas com tantas cobranças e responsabilidades. Tais situações representam as principais causas do aumento do estresse, da ansiedade e da tensão. O mindfulness auxilia a equilibrar os níveis de cortisol, um hormônio que está ligado ao estresse. Portanto, com a prática, a pessoa pode se sentir mais relaxada e calma.
Aumenta a produtividade
Ao se manter em estado de atenção, o indivíduo tem mais chances de aumentar a performance nas atividades diárias, tornando-se mais produtivo. Estar presente também desperta um estado mental que faz com que a pessoa consiga ficar completamente envolvida no que está fazendo.
Controla a ansiedade
Um dos grandes benefícios do mindfulness, sem dúvidas, é o controle da ansiedade. Por isso mesmo, a prática é bastante indicada para pessoas que sofrem com transtornos e crises frequentemente. Com uma simples meditação, por exemplo, o nível de cortisol cai, levando à diminuição da pressão arterial e promovendo um estado de serenidade.
Aumenta o foco
É comum nos distrairmos com facilidade, concorda? Com a técnica do mindfulness, você pode ter uma melhor regulação entre o fluxo de informações sensoriais e o cérebro. Isso contribui para o aumento do foco e da concentração. Portanto, o mindfulness é recomendado para estudantes e para pessoas que estão desenvolvendo trabalhos e atividades que demandam raciocínio constante.
Desenvolve a inteligência emocional
Ao tomarmos consciência e nos mantermos no momento presente, conseguimos perceber melhor o nosso ritmo, pensamentos e emoções. Quanto mais o foco se mantém na atenção plena, mais você pode desenvolver a inteligência emocional. Isso porque identificamos nossos sentimentos e sensações, tendo mais paciência e empatia com o que acontece conosco e com o mundo externo.
Regula o sono
Sem dúvidas, ao reduzir o estresse e a ansiedade, os riscos de sofrer de insônia caem de forma significativa. Muitos dos benefícios listados podem ajudar no tratamento de diversos transtornos, como a síndrome de Burnout e até a depressão. É preciso ter em mente que o mindfulness não substitui nenhum tratamento, mas é uma ferramenta acessível que pode ser adotada na rotina.
Uma boa dica para quem está buscando ter mais foco nos estudos com o auxílio do mindfulness é deixar as distrações de lado e fazer breves pausas entre um conteúdo e outro. Da mesma forma, é interessante planejar as tarefas com organização, montando uma lista do que deve ser feito, de acordo com as suas prioridades.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e siga o UniAcademia nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok e LinkedIn.