Visite nosso site
Ensino

Método Pomodoro: quais os benefícios e como utilizar na prática?

Ensino

Método Pomodoro: quais os benefícios e como utilizar na prática?

O método Pomodoro é uma técnica que auxilia muitos estudantes na gestão do tempo dedicado ao aprendizado. Com apenas alguns dias de prática, é possível ter excelentes resultados no aumento do foco e da produtividade.

Além de tudo, essa metodologia ajuda quem tem dificuldade em terminar tarefas e atividades. A ferramenta é bastante simples e eficiente, oferecendo diversos benefícios para manter o desempenho nos estudos.

Para ajudar você a entender como o método Pomodoro pode ser útil para os seus estudos e como utilizá-lo na prática, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é o método Pomodoro?

O método Pomodoro é uma técnica de gestão do tempo que ajuda a melhorar a produtividade e a concentração. O método envolve dividir o trabalho em intervalos de tempo fixos, chamados de "pomodoros", seguidos por breves pausas.

A técnica Pomodoro foi criada no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo. Na época, ele buscava uma maneira de aumentar sua produtividade nos primeiros anos da faculdade. Para isso, Francesco utilizou um timer de cozinha para organizar e ter mais controle do tempo que passava se dedicando às tarefas acadêmicas.

Curiosamente, o cronômetro de Francesco tinha o mesmo formato de um tomate (em italiano, pomodoro) e girava durante 25 minutos, fazendo um barulho ao final desse período. Nesse tempo, ele se concentrava nas atividades sem sofrer interrupções, mantendo-se totalmente focado no que estava fazendo.

Ao perceber os ótimos resultados com a técnica, o italiano resolveu divulgar o método Pomodoro para o mundo em 1992. Basicamente, a metodologia Pomodoro realiza a divisão do fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, permitindo a melhora na agilidade do cérebro e o estímulo do foco. Com isso, é possível aperfeiçoar a gestão do tempo, tornando o momento de aprendizagem muito mais eficiente.

Exemplo prático do método Pomodoro

Aqui está um exemplo prático de um ciclo do método Pomodoro. Acompanhe!

  1. Escolha uma tarefa: digamos que você precise escrever um relatório para o trabalho;
  2. defina um temporizador: configure um aplicativo de Pomodoro, como o "Pomodoro Timer" ou o "Focus Keeper", para 25 minutos;
  3. trabalhe na tarefa: comece a escrever o relatório, focando exclusivamente nele durante os 25 minutos. Evite verificar e-mails, redes sociais ou qualquer outra distração;
  4. faça uma pausa curta: quando o temporizador tocar, faça uma pausa de 5 minutos. Levante-se, estique-se, beba água ou faça uma pequena atividade relaxante;
  5. repita os passos: reinicie o temporizador para mais 25 minutos e continue trabalhando no relatório. Após concluir quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos;
  6. registre o progresso: use o aplicativo de Pomodoro para registrar cada pomodoro concluído. Ele mostrará seu progresso ao longo do tempo e pode fornecer estatísticas úteis sobre seu desempenho.

Quais aplicativos podem ajudar na técnica do método Pomodoro?

Separamos alguns aplicativos populares que podem ajudar a utilizar a técnica Pomodoro. Acompanhe!

Pomodoro Timer

Disponível para Android e iOS, o Pomodoro Timer é um aplicativo simples que permite definir temporizadores para seus pomodoros e pausas, além de rastrear o progresso e fornecer estatísticas.

Focus Keeper

Disponível para iOS, esse aplicativo oferece uma interface limpa e intuitiva para acompanhar seus ciclos Pomodoro. Ele também possui um histórico detalhado de atividades e notificações personalizáveis.

Forest

Disponível para Android e iOS, o Forest permite que você plante uma árvore virtual durante o seu pomodoro. Se você sair do aplicativo antes de terminar o tempo definido, a árvore morre. É uma maneira divertida de incentivar o foco e evitar distrações.

Toggl

Embora não seja especificamente voltado para o método Pomodoro, o Toggl é uma ferramenta de rastreamento de tempo popular. Ele permite que você registre o tempo gasto em cada tarefa, criando uma visão geral clara do seu trabalho.

Lembre-se de explorar diferentes aplicativos para encontrar aquele que melhor se adapta às suas necessidades e preferências. A utilização de um aplicativo pode ajudar a manter o controle do tempo e a visualizar seu progresso, tornando o método Pomodoro ainda mais eficaz.

Quais são os benefícios do método Pomodoro?

O método Pomodoro oferece diversos benefícios, sobretudo para os estudos. Redução da ansiedade, aumento do foco e da concentração nas tarefas, entre outros, são algumas das vantagens que os alunos têm ao aplicar a técnica na rotina de atividades acadêmicas.

Após alguns dias utilizando a metodologia, é possível notar avanços na capacidade de aprender e descobrir quanto tempo você leva para realizar cada tipo de tarefa. Além disso, fica mais simples compreender quais são os principais motivos de distração e de interrupções no seu trabalho.

Veja, a seguir, mais alguns benefícios que o método Pomodoro oferece para a rotina de estudos!

Redução da ansiedade

Por conta da facilidade em se manter focado no momento presente, a ferramenta pode ser extremamente eficiente para reduzir a ansiedade, principalmente quando o estudante está se preparando para uma avaliação importante, como o vestibular. A estratégia funciona justamente porque você se concentra completamente nas atividades, sem ser distraído por outras coisas.

Aumento do foco

O aumento do foco é outro benefício que o método Pomodoro oferece, uma vez que você consegue descobrir e mapear quais são os principais motivos de interrupções durante as tarefas. Inclusive, as pausas, a cada período de concentração, auxiliam o cérebro a compreender que o tempo é reservado e exclusivo para o processo de aprendizagem.

Mais motivação

Igualmente, ao colocar a técnica em prática, fica mais simples ter motivação para estudar, principalmente quando o aluno percebe que ganha em relação à produtividade. É natural que a mente se sinta motivada para realizar as atividades, por entender que o tempo direcionado aos conteúdos acaba em alguns minutos e que, logo após, vem a recompensa, que é o intervalo para descanso.

Determinação para o alcance dos objetivos

Planejar o tempo em blocos gera uma maior determinação para alcançar seus objetivos, além de ser um fator que melhora o processo de aprendizagem. Sem isso, dificilmente o estudante consegue ser produtivo e dar seguimento às atividades acadêmicas. A finalização das tarefas, dentro do tempo estipulado, ainda é uma importante ferramenta para criar a noção de metas cumpridas.

Como utilizar o método Pomodoro na prática?

Basicamente, para adotar a técnica no dia a dia, você vai precisar de um timer ou cronômetro para realizar o monitoramento do tempo. Veja, a seguir, mais dicas sobre como utilizar o método Pomodoro na prática!

Faça um planejamento

O primeiro passo é planejar quais são as tarefas que você precisa executar no dia e dividi-las em blocos de 25 minutos, lembrando-se do intervalo de 5 minutos para descansar. A cada atividade feita, você pode dar uma volta para oxigenar o cérebro e, após isso, continuar o que precisa ser feito de forma saudável e produtiva.

Anote as tarefas do dia

A vida de um estudante pode ser bastante atribulada, concorda? A infinidade de exercícios e avaliações pode deixar o indivíduo realmente ansioso e com dificuldades de concentração. Para evitar essa situação, a melhor dica é anotar todas as tarefas que precisam ser executadas a cada dia e semana, até mesmo para não perder nenhum prazo.

Divida as tarefas em blocos

Vá dividindo cada atividade a ser feita em blocos de 25 minutos ou mais. Com o tempo, você vai percebendo qual o período ideal para realizar cada uma delas. Por exemplo, em conteúdos que demandam mais atenção, vale a pena aumentar o ciclo de foco e descanso.

Ajuste o alarme

É muito importante ajustar o alarme e cronometrar o tempo exato de dedicação e descanso. Apenas com isso, o método Pomodoro tem chances de dar certo. Durante os 25 minutos, portanto, você precisa trabalhar integralmente na atividade proposta.

Faça as tarefas em 25 minutos e descanse por 5 minutos

Como já citamos, os 25 minutos são exclusivos para a absorção dos conhecimentos. Os 5 minutos de intervalo são utilizados de forma livre, mas é interessante reservar esse período para dar uma volta, beber água ou fazer um lanche rápido.

Repita os ciclos

A cada quatro intervalos, você pode realizar pausas maiores, de cerca de 15 a 20 minutos, por exemplo. É interessante repetir os ciclos justamente para sinalizar o sistema de recompensa ao cérebro. Tudo isso pode favorecer significativamente a sua rotina, tendo muito mais motivação para aprender.

Quais as alternativas de ferramentas de gestão do tempo além do método Pomodoro?

Além do método Pomodoro, existem outras técnicas de gestão de tempo que podem ser úteis para ajudar nos estudos. Separamos as principais para você conhecer. Acompanhe!

Técnica de Estudo Intermitente

Nessa técnica, você estuda por um período de tempo mais longo (por exemplo, 50 minutos) e, em seguida, faz uma pausa curta (por exemplo, 10 minutos). A ideia é concentrar-se intensamente durante o período de estudo e, em seguida, permitir um breve descanso antes de retomar.

Técnica do Tempo Blocado

Aqui, você divide seu dia em blocos de tempo dedicados a tarefas específicas. Por exemplo, você pode reservar duas horas pela manhã para estudar, seguidas de uma pausa para o almoço, seguidas de mais duas horas para estudar à tarde. Definir blocos de tempo dedicados a tarefas específicas ajuda a criar uma estrutura e a evitar distrações.

Método 2-Minute Rule

Esse método envolve a aplicação do princípio de que, se uma tarefa levar menos de dois minutos para ser concluída, você deve fazê-la imediatamente. Isso ajuda a evitar o acúmulo de tarefas pequenas que podem consumir tempo e energia mental.

Matriz de Eisenhower

Essa técnica divide as tarefas em quatro quadrantes com base na importância e na urgência. Você classifica as tarefas como: urgentes e importantes; importantes, mas não urgentes; urgentes, mas não importantes; nem urgentes nem importantes. Priorize as tarefas que são importantes e urgentes e gerencie as outras de acordo com a sua divisão.

Lista de Tarefas Prioritárias

Essa técnica envolve criar uma lista diária de tarefas, identificando as mais importantes e priorizando-as. Concentre-se nas tarefas essenciais e foque seus esforços nelas antes de passar para as menos urgentes.

Método do Pomodoro Alternativo

Essa variação do método Pomodoro envolve a alternância entre períodos de foco intenso e pausas mais longas. Por exemplo, você pode trabalhar por 1h 30m e fazer uma pausa de 20 minutos. Isso pode funcionar melhor para algumas pessoas, especialmente quando precisam de períodos mais longos de concentração.

Experimente diferentes técnicas e adapte-as de acordo com suas preferências e estilo de estudo. O objetivo é encontrar um método que ajude a aumentar sua produtividade, gerenciar seu tempo de forma eficaz e manter a motivação ao estudar.

Como vimos ao longo desta leitura, não há dúvidas de que o método Pomodoro é excelente para aumentar o foco e a concentração nas atividades acadêmicas. Seguindo a estratégia, você tem mais chances de conquistar um bom desempenho e de superar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem.

Se você gostou deste artigo sobre método Pomodoro, compartilhe o nosso conteúdo nas redes sociais!

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!