Para muitos, cozinhar é uma forma de relaxar; para outros, um verdadeiro tormento. Algumas pessoas fazem disso sua vida, unindo a paixão que nutrem pelos ingredientes ao ofício de uma profissão. Se você faz parte desse último grupo, precisa saber tudo sobre o mercado de gastronomia no Brasil.
A realização de programas e reality shows com o tema da gastronomia fez com que esse assunto voltasse a fazer sucesso. Logo de cara, é possível dizer que há um crescente interesse da população pelos alimentos que são consumidos no dia a dia, mas isso não é tudo!
A seguir, discutiremos um pouco sobre a formação em Gastronomia e, depois, falaremos sobre os principais aspectos do mercado gastronômico no nosso país. Dessa forma, você pode se preparar para realizar o seu grande sonho com muito mais segurança. Acompanhe!
Como é a formação em Gastronomia?
Há diversas formas de se tornar um profissional qualificado para atuar no campo gastronômico. Uma das mais difundidas são os cursos livres, que oferecem a certificação em determinadas áreas e permitem que o indivíduo adquira um certo conhecimento sobre temas específicos.
As graduações, no entanto, são sempre o caminho mais recomendado para quem busca uma carreira nesse setor. A razão para isso está não só na amplitude de assuntos vistos durante a faculdade, mas pelas possibilidades que as universidades oferecem para que os estudantes treinem os seus conhecimentos.
Estágios obrigatórios, por exemplo, são uma parte fundamental de todo esse processo educacional. Além disso, o estabelecimento de uma boa rede de contatos é muito importante em uma graduação. Nela, você já começa a fazer o seu networking antes mesmo de ter o diploma em mãos.
As graduações em Gastronomia são divididas em dois tipos: o tecnólogo, com duração média de 2 anos, e o bacharelado, de 4 anos. Entre os assuntos cobrados na grade curricular, podemos ver desde matérias como História da Culinária até Bioquímica. Por isso, esse é um curso muito amplo e interessante, que prepara o profissional de diversas formas.
Quais são os campos de atuação desse profissional?
Conhecer os principais trabalhos que podem ser desenvolvidos com essa graduação também é um ponto muito importante para aqueles que desejam seguir essa carreira.
A área da cozinha, ainda que seja a mais difundida em meio a essa carreira, não é a única opção para os graduados em Gastronomia. Outras alternativas incluem os trabalhos nas áreas de:
- turismo;
- segurança alimentar;
- planejamento de cardápios;
- consultoria;
- gestão;
- serviço público;
- inspeção.
O aluno do curso de Gastronomia entra em contato com todas essas (e muitas outras) áreas de atuação durante a faculdade. Lá, a imersão nesses ambientes por meio dos estágios é uma das formas de conhecer mais sobre cada um deles, de forma a escolher o caminho que a trilhar após o término do curso.
Qual é o perfil ideal para um profissional na gastronomia?
Assim como todas as profissões, a Gastronomia também precisa de profissionais com um certo perfil. Isso é algo que pode ser desenvolvido ao longo do curso, especialmente na realização de estágios.
Conhecer as características primordiais para se dar bem nessa carreira é importante antes mesmo de ingressar nela. Alguns dos pontos fundamentais para esse tipo de profissional incluem:
- responsabilidade;
- paciência;
- espírito de liderança;
- organização e disciplina;
- respeito pelos outros;
- empatia;
- boa capacidade de comunicação;
- humildade;
- vontade de aprender sempre mais.
Ter tudo isso em mente é muito importante para que a graduação seja mais bem aproveitada. Assim, você pode, desde o começo, focar em desenvolver tais competências e conquistar melhores colocações quando tiver o seu diploma em mãos.
Como anda o mercado para esse tipo de profissional?
Outra preocupação muito comum entre os que pretendem ingressar em um curso superior de gastronomia é como anda o mercado de trabalho para essa área. Essa é uma dúvida muito justa, e pensando nisso, vamos falar sobre o assunto logo a seguir.
O que pode ser dito de antemão é: há sempre espaço para quem trabalha com alimentação, seja no Brasil, seja no mundo. Esse, inclusive, é um aspecto muito interessante da Gastronomia: a possibilidade de atuar em praticamente todas as áreas do planeta — o que é bastante atrativo por aqueles que almejam uma carreira fora do país.
O setor de turismo no Brasil é um dos que mais abraça esse tipo de profissional, mas também há a possibilidade de atuar em vários outros locais, inclusive no ramo de empreendedorismo ao abrir o próprio negócio.
Outro tipo de trabalho, ainda pouco explorado, está no preparo de refeições em ambientes como escolas ou hospitais, atuando como um prestador de serviço diferenciado. Por fim, há a possibilidade de atuar no ramo da educação, ensinando a futuros cozinheiros.
Qual é a importância da graduação nessa área?
É preciso considerar que há uma série de cursos que podem ser feitos e que não há, de fato, uma necessidade de diplomas prevista em lei para a atuação desse tipo de profissional.
A graduação em Gastronomia é um curso extremamente amplo, que ensina desde os aspectos básicos da culinária até pontos mais específicos, como a composição química dos alimentos e importantes pontos para a gestão empresarial.
Sendo assim, o estudante que passa por esse processo termina o curso muito lapidado, com uma bagagem cultural, profissional e prática bem ampla, devido à combinação entre aulas bem estruturadas e oportunidades de estágio que engrandecem o conhecimento.
O melhor caminho para se tornar um especialista em Gastronomia é a graduação. Os cursos eletivos livres são uma boa forma de complementar o conhecimento após o término dos estudos, direcionando você a uma área específica.
Gostou de conhecer mais sobre o mercado de gastronomia no Brasil? Agora, você tem em mãos as informações necessárias para ir a campo e pesquisar ainda mais sobre esse assunto. Lembre-se de escolher uma faculdade de renome e que realmente vai ajudar você a chegar onde deseja, alcançando os seus objetivos!
Restou alguma dúvida ou tem alguma sugestão a fazer? Então deixe um comentário neste post e vamos conversar sobre o mercado de gastronomia e todas as aventuras que essa carreira proporciona àqueles que se dedicam a ela!