Você sabe qual a importância e como desenvolver as habilidades socioemocionais para ter um melhor desempenho no processo de aprendizagem? Essas competências estão ganhando cada vez mais relevância no ambiente acadêmico.
A capacidade de lidar de forma equilibrada com os próprios sentimentos é positivo justamente porque o aluno aprende a gerenciar melhor as situações do cotidiano. Isso impacta diretamente a prática pedagógica e favorece as relações interpessoais.
Acompanhe a seguir e esclareça todas as suas dúvidas sobre habilidades socioemocionais!
O que são habilidades socioemocionais?
As habilidades socioemocionais consistem em um conjunto de aptidões subjetivas que são desenvolvidas nos indivíduos. Essas capacidades são baseadas, sobretudo, na inteligência emocional das pessoas.
Com inteligência emocional, o aluno compreende como lidar com as suas próprias emoções de forma equilibrada. Além disso, o discente passa a se relacionar melhor com o mundo e com as outras pessoas, reconhecendo que seu modo de sentir pode afetar os estudos, a vida pessoal e o seu relacionamento interpessoal.
Os estudantes que são motivados desde cedo a desenvolver habilidades socioemocionais têm mais chances de apresentar desempenho positivo nas avaliações dos diferentes componentes curriculares. As aptidões podem ser aplicadas em outras esferas, como a profissional.
Quando o aluno passa a ter mais controle do que sente, ele consequentemente vivencia a realidade de forma mais harmoniosa. Assim, há maior probabilidade de crescer e de se tornar um adulto consciente de seus atos e emoções.
Quais são as principais habilidades socioemocionais?
As habilidades socioemocionais podem ser classificadas em 3 grandes pilares: emocionais, sociais e éticas. Entender essa estrutura é essencial para esclarecer quais são os pontos que precisam ser desenvolvidos e de que maneira eles se influenciam.
As aptidões emocionais representam diversas competências, como a autoconfiança, o senso de autoavaliação e de respeito ao próximo e, ainda, a capacidade de aprender com os erros. Já as habilidades sociais ensinam como atuar da melhor forma para resolver conflitos, cooperar, colaborar e como se relacionar com o mundo externo e com as pessoas ao redor.
As habilidades éticas transmitem conhecimentos de respeito, tolerância, diversidade e aceitação das diferenças, que representam qualidades fundamentais para agir positivamente com foco no bem comum. É muito importante desenvolver todas as áreas socioemocionais de maneira simultânea e equilibrada.
Até porque, para além do autodesenvolvimento pessoal, as habilidades socioemocionais impactam diretamente o comportamento do indivíduo diante da realidade. Quando trabalhadas em conjunto com as competências educativas, o estudante pode ter melhores resultados no processo de ensino como um todo.
Qual a importância do desenvolvimento dessas habilidades?
Ao trabalhar as habilidades socioemocionais os alunos se tornam capazes de superar todos os tipos de situações. É possível, por exemplo, aprender a lidar melhor em momentos de conflito, a dialogar e se comunicar de maneira clara e concisa com as outras pessoas.
Além de tudo, essas capacidades permitem que o discente passe a desenvolver soluções de maneira criativa e inovadora, o que contribui para a construção de um ambiente de ensino mais saudável e harmonioso. Para gerar efeitos positivos, é importante que tais habilidades sejam trabalhadas desde cedo, por meio de técnicas e metodologias específicas.
Para além do âmbito educativo, as habilidades socioemocionais também são bastante valorizadas no mercado de trabalho e na vida profissional. Os empregadores acabam dando preferência a candidatos que sabem como lidar com as frustrações e as adversidades de forma equilibrada.
Por isso, as habilidades socioemocionais podem ser um grande diferencial para os alunos que desejam ter uma vida adulta e profissional de sucesso. Com elas, é possível tomar decisões de maneira mais responsável e consciente, sendo um fator que incentiva o aprimoramento pessoal e ações mais positivas.
Como as habilidades socioemocionais impactam o aprendizado?
O maior objetivo de trazer as aptidões socioemocionais para a sala de aula é preparar o estudante para enfrentar os desafios da vida adulta, tanto como ser humano quanto como profissional. Por isso, muitas instituições de ensino têm dado foco para práticas pedagógicas e metodologias inovadoras.
Até porque essas habilidades incentivam a autonomia, a resiliência, o respeito ao próximo, a colaboração, a comunicação e a criatividade. Os discentes podem se tornar, com isso, protagonistas no processo de aprendizagem, entendendo que há obstáculos a serem superados por si mesmos.
Fora do âmbito acadêmico, as competências socioemocionais também impactam significativamente a vida profissional. Assim, ao terminarem o ciclo escolar, os estudantes serão capazes de contribuir para o mercado de trabalho e a sociedade, baseados em valores humanos e princípios éticos.
Tudo isso é, portanto, bastante positivo para o crescimento dos alunos. Para isso, as práticas pedagógicas de ensino devem ser complementares aos conteúdos regulares trabalhados em sala de aula.
De que forma a escola pode contribuir para o desenvolvimento das competências?
Quando a instituição de ensino prioriza o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos discentes, sua atuação passa a ser feita de maneira interdisciplinar. Assim, a forma de lecionar e transmitir os conhecimentos abre espaço para que o estudante relacione as disciplinas com outras ações.
Tudo isso é primordial para um pleno desenvolvimento acadêmico e para o crescimento pessoal, uma vez que trabalham a autoconsciência, a inteligência emocional e a comunicação. Quem aprende essas competências desde cedo têm mais chances de ser um adulto resiliente, sociável, responsável e empático.
A instituição de ensino tem um papel primordial nesse sentido. Em geral, as escolas que dão enfoque para as habilidades socioemocionais apresentam melhores resultados no aprendizado e na relação entre alunos e professores.
Os docentes podem incluir atividades mais dinâmicas em sala de aula que incentivam a participação dos estudantes. Além disso, é indicado se basear em metodologias inovadoras que possibilitam aulas mais interessantes e atrativas.
Quais são os benefícios das habilidades socioemocionais para a vida adulta?
Profissionais com características socioemocionais bem trabalhadas acabam sendo mais valorizados no mercado de trabalho. Isso porque os indivíduos desenvolvem a capacidade de autocontrole e de contornar e superar situações complexas.
Assim, há muito mais chances de se tornar um adulto responsável por suas próprias ações no mundo. Pessoas com essa consciência acabam se adaptando melhor às mudanças e não são facilmente impactadas diante de frustrações e adversidades.
Sem dúvidas, as empresas dão bastante valor aos colaboradores com essas aptidões. É sempre bom lembrar que as características socioemocionais devem ser trabalhadas em conjunto com outras qualidades, como as intelectuais, permitindo que os indivíduos cresçam equilibrados e capazes de atravessar os inúmeros desafios da vida adulta.
Ao desenvolver habilidades socioemocionais nos estudantes, a escola pode criar um ambiente de aprendizado, estudo e convivência muito mais agradável e equilibrado. Nesse sentido, é fundamental optar por uma instituição de ensino que se preocupa em trabalhar essas capacidades nos alunos, pois assim o discente terá mais chances de se tornar um adulto consciente de seus próprios sentimentos e emoções.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e siga o UniAcademia nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e LinkedIn.