Festival da Comunicação 2024 tem mais de 100 trabalhos inscritos

O festival da Comunicação dos cursos de Jornalismo e Publicidade do UniAcademia deste ano teve um número expressivo de inscritos, totalizando 109 peças, o que promete uma semana de intensas atividades. O evento será realizado de 08 a 11 de outubro no campus Arnaldo Janssen, com exibição de trabalhos na Galeria Renato de Almeida, localizada ao lado da cantina e na sala 400 (multimeios), do Bloco 2 da faculdade. O festival conta com seis subeventos que destacam habilidades diversas presentes nos cursos: Mostra Gráfica, Prêmio Gleice Lisboa de Fotografia, Mostra Audiovisual, Prêmio Rádio e Mostra Web. As peças inscritas concorrerão ainda ao Grand Prix, desde que tenham no mínimo três trabalhos expostos com uma temática transmidiática, ou seja que converse entre si.

O evento, que já se consolidou como um dos principais encontros acadêmicos dos dois cursos, tem uma programação elaborada para fomentar o desenvolvimento de talentos, promovendo uma maior conexão entre os estudantes e o mercado, visto que o Júri Técnico é composto por profissionais da área (veja abaixo). A iniciativa proporciona também aos alunos um espaço de interação criativa e competição saudável, promovendo o aperfeiçoamento de suas habilidades.

Além do Júri Técnico, a comunidade acadêmica poderá apreciar as peças inscritas e participar da votação popular. As exibições da Mostra Audiovisual, Prêmio Rádio e Mostra Web acontecerão na manhã dos dias 8 e 9 de outubro, na sala 400 do bloco 2 (haverá uma escala para as turmas); já a exposição da Mostra Gráfica e do Prêmio Gleice Lisboa de Fotografia estarão em cartaz na Galeria Renato de Almeida (ao lado da cantina), durante toda a semana, porém a votação técnica e popular ocorrerá também nas manhãs de 8 e 9 de outubro. No dia 10 será realizada a apuração e no dia 11, à premiação, a partir de 10h30, no hall do bloco 1.

Vivência e reconhecimento

O Festival reforça o comprometimento dos cursos com a evolução dos alunos. A ideia de desafiar os limites é importante, pois o mercado de trabalho é muito amplo e competitivo e isso os incentiva a ganharem experiência e confiança com os trabalhos planejados e apresentados.

A coordenadora dos cursos e organizadora geral dos eventos, professora Gilze Bara, ressaltou que “O Festival da Comunicação é muito especial, porque oferece várias modalidades e a oportunidade de nossos alunos e nossas alunas apresentarem uma parte de suas produções ao longo da faculdade. O cardápio é amplo”.

Por esse motivo, os alunos possuem as melhores expectativas para esse ano. Para a estudante de Publicidade e Propaganda Isadora Climaco, o evento é uma ótima oportunidade para mostra uma nova visão da criatividade e da técnica que são ensinadas ao longo do curso, “A cada ano aparecem novos talentos e uma diversidade muito grande de conteúdos, dos mais cômicos aos mais sérios. É muito gratificante ver nosso trabalho sendo exposto e apreciado, melhor ainda quando bem avaliado.

A aluna do oitavo período de Jornalismo, Carol Dutra, prepara-se para seu último Festival da Comunicação e conta um pouco de suas vivências no evento. “Este ano, sendo a minha última participação, as expectativas estão lá no alto. No ano passado, tive a felicidade de ganhar o primeiro lugar na categoria de Reportagem Jornalística na 8ª Mostra Audiovisual, e foi uma conquista muito especial! Mas nem sempre é sobre ganhar. Eu já participei outras vezes sem levar o prêmio, e mesmo assim, cada oportunidade de ver o talento da galera e receber feedback vale muito a pena. Não é exagero, é uma experiência que só quem vive entende!”. Ela ainda ressalta suas expectativas para essa edição do Festival. “Sinto que esse Festival vai ser demais, e tô ansiosíssima pra ver o trabalho da galera, tanto dos calouros quanto dos veteranos!

A aluna de Publicidade e Propaganda, Letícia Rezende participou em 2023 na categoria de fotografia livre do Prêmio Gleice Lisboa, e conta um pouco da sua experiência "Eu ganhei o primeiro lugar de júri popular. Foi minha primeira vez participando de algum tipo de competição assim dessa forma, de ser avaliada por um júri técnico também e foi legal… A experiência foi legal, de ter pessoas votando em mim sem saber quem eu era, só pela fotografia. Realmente expor alguma coisa que eu produzi, colocar isso pra ser avaliado, foi bem legal."

A aluna de Publicidade e Propaganda, Déborah Silva, inscrita na Mostra Gráfica, compartilha sua expectativa: "Estou muito ansiosa. É uma chance de mostrar meu trabalho e receber o feedback do público e dos jurados. Acredito que essa experiência será muito boa para minha formação.

Outras informações do evento estão sendo divulgadas perfil dos cursos no Instagram: @falarnaldo.

Jurados

Abaixo, a relação dos profissionais convidados para apreciarem e votarem nas peças.

MOSTRA AUDIOVISUAL, MOSTRA WEB E PRÊMIO DE RÁDIO: 08/10 (3ª feira), 7h30

Sala de Multimeios – Sala 400 – Bloco 2 – Campus Arnaldo Janssen

- Letícia Nery

- Kiko Barbosa

- Homero Amaral

PRÊMIO GLEICE LISBOA DE FOTOGRAFIA 09/10 (4ª feira), 11h15

- Débora Agostini

- Carol Lagrimante

MOSTRA GRÁFICA 09/10 (4ª feira), 11h15

- Vinícius Oliveira

- Laís Andes

O evento tem patrocínio das agências Sagres, República e Kojio Comunicação e apoio de Cantina do Léo, Senhorita.H , Ton Gourmet e Vital Elétrica, e conta com a colaboração de alunos e professores de diversas disciplinas na produção e divulgação, sob a orientação da coordenadora Gilze Bara.

* Colaboração: Amanda Duarte, Ana Clara Santos, Eduardo Oliveira, Giullia Vieira, João Victor Rossi, Laura Marciano, Nycolas Daibert, Sofia Rossini, estudantes de Jornalismo, com edição e supervisão da Ana Marta Ladeira, na disciplina de Assessoria de Comunicação.