Do Uni para o Mundo

Ex-aluno do UniAcademia, Vinicius Steinbach vence o primeiro reality show de construção civil do país

Do Uni para o Mundo

Vinicius Steinbach, ex-aluno do curso de Design de Interiores do UniAcademia, foi o grande vencedor do The Real Estate Brasil, o primeiro reality show brasileiro voltado para a construção civil. A final, transmitida pela RedeTV! no dia 7 de outubro, marcou o encerramento de uma jornada intensa do programa, que teve mais de 3.000 inscritos em todo o país.

Representando a Equipe Branca, Vinicius se destacou nas provas do reality, que testavam habilidades técnicas, criatividade e resiliência. Refletindo sobre a experiência, ele descreveu sua participação como "transformadora". "Entrei sem saber o que me esperava, e o processo todo me transformou como pessoa, como indivíduo. A experiência foi aquele clichê de sair da caixinha", afirmou. Vinicius destacou que o programa o desafiou a lidar com problemas inesperados e a quebrar mitos. "Compreendi que o caminho é diferente para cada pessoa, e isso vale para a vida inteira. Vou levar esse aprendizado comigo e também entendi que design de interiores não é apenas sobre design de interiores", completou.

Formado em Design de Interiores pelo UniAcademia em 2015, Vinicius atribui parte de seu sucesso no programa à sua formação acadêmica. Ele explicou como as disciplinas de composição, aprendidas durante o curso, moldaram sua visão e abordagem no The Real Estate Brasil. "Um dos maiores aprendizados foi desenvolver um olhar para a composição. Por exemplo, na minha terceira prova da primeira etapa, eu precisava montar um ambiente, um living, em 10 minutos. A faculdade nos dá esse start, esse olhar apurado, e isso é fundamental em momentos assim", afirmou. Embora tenha acumulado outras experiências profissionais após a formatura, ele reconhece o papel crucial da sua formação: "Não subestime a faculdade; ela é o pontapé inicial para muitas coisas".

Ao ser questionado sobre as habilidades que o ajudaram a se destacar na competição, Vinicius enfatizou a importância de manter a mente aberta e valorizar o design de interiores além da estética. "Entender que design não é só sobre estética, mas também sobre valorizar o design de interiores. Entrei com esse espírito, sem subestimar a profissão nem o reality show. Isso também vale para a vida", explicou. Além disso, mencionou sua formação em artes plásticas, que lhe proporcionou um olhar diferenciado, e suas habilidades interpessoais, como saber ouvir. "Às vezes, nos prendemos a conceitos técnicos e esquecemos que as soft skills são igualmente importantes, como um bom relacionamento e a capacidade de ouvir. Ouvir foi essencial para mim. Saber escutar me ajudou a entender o jogo, e acredito que isso é uma lição para a vida inteira", refletiu.

Sobre a preparação mental e emocional para enfrentar a pressão do reality, Vinicius foi sincero: "Eu não consegui me preparar mental e emocionalmente para o reality, porque não sabia o que me esperava". No entanto, manteve o foco em dar o seu melhor e aprender ao longo do processo. "Quem assistiu ao programa viu que, literalmente, dei sangue, suor e lágrimas. Digo isso porque respeitei as pessoas envolvidas e levei o jogo a sério, aprendendo muito com ele para a vida em geral", ressaltou.

Para os estudantes de Design de Interiores do UniAcademia, Vinicius deixa um conselho valioso: “Ouvir e ter humildade para entender que estamos sempre aprendendo. Um exercício que fiz e que considero muito importante é ler, pesquisar e falar sobre design todos os dias. Conheçam lojas, assinem revistas e newsletters, e visitem feiras. As lojas locais, muitas vezes, estão de portas abertas e podem ser grandes parceiras para quem está começando.” Ele também incentivou os alunos a pensarem fora da caixa e a não se limitarem apenas aos softwares ou metodologias de outros profissionais. “Encontre seu próprio caminho e, assim, será possível trabalhar com mais segurança. Essa é uma lição que demorei a aprender, mas que teria sido valiosa se eu a tivesse escutado quando ainda era estudante”, aconselhou.

Com a vitória no The Real Estate Brasil, Vinicius Steinbach não apenas conquistou o título, mas também reforçou a importância de uma formação acadêmica sólida, provando que a base construída durante os anos de estudo e as experiências profissionais foi essencial para seu sucesso na competição e em sua carreira.