Mercado

Engenheiro de software: quantos anos para se tornar um?

Mercado

Engenheiro de software: quantos anos para se tornar um?

A área de tecnologia está em constante crescimento, oferecendo oportunidades profissionais em diversos segmentos. Dentro deles, ser um engenheiro de software é uma opção interessante, já que esse profissional está sendo bastante requisitado no mercado e pode ter uma carreira sólida.

O profissional que deseja atuar nessa área precisa estar ligado na formação técnica e nas experiências práticas que pode conseguir durante os anos de estudo. Tais credenciais são importantes para a inserção no mercado de trabalho e podem contribuir com o sucesso.

Neste artigo, vamos explicar o que faz um engenheiro de software, quantos anos e quais cursos são necessários para atuar nessa área. Continue a leitura!

O que exatamente faz um engenheiro de software?

O engenheiro de software é aquele profissional capacitado para projetar e criar o desenvolvimento de sistemas, aplicativos e programas. Diferente de profissionais de tecnologia que focam nas partes externas dos aparelhos, o hardware, eles são habilitados para mexer com o software.

Sendo assim, o profissional precisa desenvolver apps, firmware, programas, scripts, entre outros sistemas. Tudo o que os usuários acessam em notebooks, celulares e outros dispositivos é criado pelo engenheiro de software. Além disso, várias novidades surgem nessa área constantemente, com isso, novas oportunidades tendem a surgir.

Como se tornar um?

Existem alguns passos necessários para se tornar um engenheiro de software. Saiba mais sobre eles!

Curso

O primeiro passo é buscar um curso de bacharelado na área, que pode ser tanto Ciências da Computação quanto Engenharia de Software. A graduação dará a base necessária para que o profissional atue nesse setor, entretanto, é fundamental pensar em pós-graduações e certificações específicas que ajudam a melhorar o currículo e dar mais experiência.

É fundamental buscar uma instituição de ensino de qualidade, que ofereça um aprendizado de alto nível. Busque conhecer o corpo docente, as instalações e a reputação da faculdade no mercado de trabalho.

Como a área de software está em constante evolução, cursos livres também ajudam a complementar o conhecimento. O engenheiro de software precisa de experiência prática, sendo importante buscá-la para estar preparado quando as oportunidade de emprego surgirem.

Duração

O curso de Engenharia de Software e seus semelhantes tem duração entre quatro e cinco anos, o que varia de instituição para instituição. Algumas universidades do Brasil oferecem a graduação na modalidade presencial e também no EAD.

O estudante da área vai passar por disciplinas variadas, como estrutura de dados, algoritmos e lógica de programação, fundamentos da engenharia de software, probabilidade e estatística, implementação e teste de software, entre outras. Além disso, traz disciplinas práticas que unem o conhecimento teórico ao técnico.

Neste artigo, explicamos o que é necessário para ser engenheiro de software, quantos anos leva para se tornar um e como pode ser uma oportunidade interessante para a sua carreira. Para ter sucesso na área, é fundamental verificar as tendências do setor e continuar estudando para se destacar no mercado de trabalho.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para compartilhar o texto nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem mais sobre este tema!