As egressas do curso de Engenharia de Software do Centro Universitário Academia (UniAcademia), Júlia Condé Araújo e Marina Condé Araújo, iniciaram o doutorado em Computação na Colorado State University (CSU), em Fort Collins, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. A conquista reforça a excelência da formação oferecida pelo UniAcademia e evidencia o potencial de seus egressos para atuar em programas acadêmicos de alto nível no cenário internacional.
Filhas de Marco Antônio Pereira Araújo, Diretor Acadêmico, Coordenador de Pesquisa e Extensão e Coordenador dos cursos de Bacharelado em Inteligência Artificial, Engenharia de Software e Sistemas de Informação do UniAcademia, as doutorandas construíram uma trajetória marcada pela dedicação acadêmica, pelo engajamento contínuo em pesquisa científica e pela busca constante por qualificação em instituições de referência no Brasil e no exterior.
A Colorado State University é uma universidade pública norte-americana classificada como R1 – Doctoral University with Very High Research Activity, o mais alto nível de excelência em pesquisa segundo a Carnegie Classification. Fundada em 1870, a CSU é reconhecida internacionalmente por sua forte atuação em ciência, tecnologia e inovação, além de manter parcerias com governos, centros de pesquisa e empresas globais. Seu Departamento de Ciência da Computação desenvolve pesquisas em áreas como inteligência artificial, ciência de dados, engenharia de software, segurança cibernética e sistemas computacionais avançados.
Júlia Condé Araújo e Marina Condé Araújo possuem sólida formação acadêmica na área de Computação. São graduadas em Ciências Exatas e Ciência da Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Engenharia de Software pelo Centro Universitário Academia (UniAcademia).
Ambas concluíram a pós-graduação lato sensu em Data Science e Machine Learning pela XP Education / IGTI e o mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Publicaram diversos artigos científicos em conferências e periódicos na área, tanto nacionais quanto internacionais.
Ao longo de suas trajetórias acadêmicas e profissionais, realizaram estágios na App4All Tecnologia da Informação, na Compasso UOL, na Prefeitura de Juiz de Fora e na T-Systems, além de participarem de intercâmbio acadêmico no curso de Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Setúbal, em Portugal. Também atuaram como pesquisadoras bolsistas na PUC-Rio em parceria com a Stone, desenvolvendo projetos na área de Engenharia de Software aplicada à Ciência de Dados e à Inteligência Artificial. No UniAcademia, ainda participaram de projetos institucionais de iniciação científica, extensão e monitoria.
Para o UniAcademia, o ingresso de Júlia e Marina em um programa de doutorado internacional de alto nível representa motivo de orgulho e inspiração para a comunidade acadêmica, reafirmando o compromisso institucional com uma formação sólida, voltada à pesquisa, à inovação e à preparação de profissionais capazes de atuar e se destacar em contextos globais.




