Quando o assunto é design de moda logo pensamos em desfiles de roupas, sapatos e bolsas, não é mesmo? Mas essa área apresenta diversas oportunidades para os profissionais do setor.
Unindo negócios, arte, criatividade e marketing, esse ramo se revela bastante versátil. Permite que o graduado possa trabalhar com itens desde cintos até joias, seja desenhando-os, seja participando da gestão de empresas focada nesses nichos.
Então, para descobrir tudo sobre faculdade de moda, veja neste post os principais motivos para realizá-lo!
Como funciona o curso de design de moda?
Como já adiantamos, o mercado de trabalho em design de moda é vasto e fornece diversas possibilidades para os profissionais. Sendo assim, é possível trabalhar com desenho de estampas, roupas, calçados, bolsas e acessórios.
O designer também é capaz de gerir empresas da moda, realizando pesquisas de mercado, criando estratégias de marketing e cuidando da parte de vendas e promoções do negócio.
No entanto, não basta ter habilidade e tentar a sorte de mergulhar nessa área sem ter um diploma. Afinal, com o mundo cada vez mais competitivo, ter concluído uma graduação faz toda a diferença. E esse é um grande motivo para se automotivar nos estudos.
Para você entender melhor tudo sobre a faculdade de moda, separamos as principais informações a respeito dela. Confira abaixo!
Modalidades
Antes de se se matricular, é necessário escolher a modalidade tecnológica ou o bacharelado. O primeiro dura dois anos, enquanto o segundo tem duração de quatro anos.
Por ter um tempo reduzido, o tecnólogo apresenta um ritmo intenso para condensar a grande quantidade de conteúdo. Já no curso bacharelado, com uma duração maior, os alunos contam com bastantes aulas sobre os mais variados temas, desde conceitos de marketing até modelagem têxtil.
Rotina
Durante os anos de graduação, os alunos têm contato com teoria e prática a todo instante. Assim, visitam fábricas e lojas, participam de congressos e seminários, leem revistas e sites especializados, além de terem as aulas nas universidades.
Disciplinas
Quem estuda design de moda encara disciplinas de gestão e criatividade ao longo do curso. Afinal, além de saber desenhar e confeccionar, é importante entender de vendas e administração. Em geral, os estudantes têm as seguintes matérias:
- desenho;
- composição visual e estudo da cor;
- modelagem;
- história da arte;
- história da moda;
- história do design;
- pesquisa e criação de moda;
- marketing;
- gestão;
- estudo de tendências;
- criação de coleção.
Por que escolher o curso de design de moda?
Existem muitos benefícios ao cursar design de moda, especialmente, se você é uma pessoa criativa, tem interesse em aulas práticas e, é claro, vocação profissional para o mundo da moda.
Caso o seu perfil seja compatível com essa carreira, saiba que contar com um diploma em mãos abre portas para o mercado de trabalho. Então, confira alguns motivos para fazer a graduação na área.
1. Aulas práticas
Por ser praticamente 50% teórico e 50% prático, o curso de design de moda não é maçante e nem entediante, já que os alunos costumam adorar as aulas práticas, que ocupam metade da grade curricular.
Eles têm acesso a estúdios e laboratórios de moda na própria faculdade, podendo realizar projetos experimentais e análises para aprimorar o conhecimento.
2. Formação integral na área
Como os estudantes têm contato com disciplinas tanto da parte da criação quanto da gestão, eles saem da graduação preparados para atuar nas mais variadas áreas no mercado de trabalho da moda.
Assim, podem optar pelo caminho que mais desejarem de acordo com objetivo profissional e gosto pessoal, pois o diploma de graduação atesta que eles têm capacidade para exercer a profissão.
3. Melhoria do currículo e networking
Certamente você já ouviu falar de um ou outro caso de pessoas que tiveram sucesso sem ter um diploma de graduação, não é mesmo? No entanto, essa é a minoria, já que uma formação em ensino superior ainda apresenta altíssimo valor para o mercado de trabalho.
Além disso, ao ter contato com outros alunos e professores que atuam no ramo, o networking é ampliado e ainda existe a possibilidade de conseguir trabalhos incríveis por meio de contatos feitos no curso –– além das chances de ganhar mais dinheiro com a nova bagagem de conhecimentos.
É que o networking ajuda não somente a concluir a faculdade ou a conseguir um emprego por meio das indicações. Ao conversar com profissionais de diferentes segmentos da moda e já experientes no mercado, você entende melhor os desafios da área e se prepara melhor para eles. A atuação diferenciada começa por aí!
4. Desenvolvimento da criatividade
A criatividade é comumente vista como uma característica inata, mas até quem não se considera muito criativo pode mudar isso ao fazer design de moda. Isso porque os alunos são estimulados a desenhar looks e acessórios, criar e confeccionar coleções de peças do vestuário.
Aliás, até pessoas que não sabem desenhar eventualmente acabam aprendendo, já que existem aulas como desenho geométrico, desenho estilístico e desenho técnico de moda durante a graduação.
5. Participação em eventos de moda
Outro ponto positivo ao entrar num curso superior no ramo da moda é poder participar de eventos promovidos pela própria universidade. Assim, os estudantes se envolvem com a preparação do desfile, organizando a sua estrutura, desenhando as peças e orientando a entrada das modelos.
Esses desfiles geralmente são abertos ao público e contam com participações especiais. Dessa forma, os alunos têm uma experiência real sobre como funciona um evento de moda e ainda podem receber feedbacks dos profissionais presentes.
Como é o mercado para quem faz o curso de design de moda?
Provavelmente quem tem interesse em design de moda fica com algumas dúvidas que vão além dos tópicos abordados no curso e as vantagens de escolher essa carreira. Há ainda questões de atuação profissional, remuneração e perspectivas de trabalho. Veja as respostas que selecionamos a seguir.
Designer de moda x estilista
Muita gente que sonha em trabalhar com moda só consegue pensar no estilismo. Esse é o profissional que idealiza as peças, aplicando sua marca aos desenhos. Não é para menos que muitos estouram no mercado, ganhando legiões de compradores fiéis. Os designers, por sua vez, podem contribuir tanto com a criação quanto em outras etapas do processo.
O designer de moda, como vimos, também dá vida aos desenhos, faz o marketing da marca e entende de negócios. Com qualificação e atualizações constantes ele se torna uma empresa viva e em movimento, conquistando seu espaço no mercado. Seja prestando serviços para terceiros, seja com a própria marca, podendo ser tão renomado e buscado quanto o estilista.
Remuneração profissional
A média salarial para um designer de moda é de R$ 3,1 mil. Mas com um bom portfólio online e investimento na sua qualificação, é possível ganhar ainda mais, na faixa de R$ 7,3 mil. São valores bastante atrativos, principalmente quando se compara com o salário médio de outras profissões e as perspectivas de futuro. Mais um motivo para não desistir da faculdade!
Vale lembrar que esses valores mudam de acordo com o porte da empresa contratante, a região da vaga, o plano de carreira combinado, entre outros fatores. Além disso, esse não deve ser o principal motivo da sua escolha, apenas uma das vantagens de seguir a profissão na área.
Áreas de atuação
O curso de design de moda não é só uma faculdade para quem gosta de desenhar. O graduado pode atuar em diferentes atribuições. Por exemplo, dá para ser personal stylist. Muitas pessoas buscam a consultoria de imagem para a composição de looks, troca total das peças do guarda-roupas e muito mais.
Se preferir a fotografia, é possível trabalhar tirando fotos para revistas e catálogos de moda. Outra opção é o estilismo, em que o profissional cria desenhos de variadas peças, como roupas e bolsas.
Ainda existe a opção de participar da produção dos desfiles e eventos do tipo ou produção de editoriais de moda. Além disso, há a modelagem, cujo designer é responsável por produzir os desenhos dos estilistas.
Inclusive, é possível trabalhar online, sem nem sair de casa. Com a tendência do home office, muitas vagas são oferecidas nesse formato, em que você produz e entrega seus trabalhos pela internet. Em casos de consultorias, por exemplo, basta acessar alguma das ferramentas de comunicação e passar as instruções aos clientes.
Perfil do designer de moda
Para atuar na área, é preciso muito mais que saber tudo sobre a faculdade de moda. É preciso desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais características da profissão. A começar pela criatividade (olha ela de novo!) e inovação. Elas são essenciais na idealização das peças, na modelagem e tantas outras áreas de atuação.
A atenção aos detalhes também faz a diferença no perfil profissional, para deixar as peças únicas e manter o interesse do público. Acompanhar as tendências e aplicá-las aos seus serviços também dão destaque ao seu currículo. Sensibilidade, empatia e comunicação eficiente são outras das habilidades úteis à carreira.
Cursar o ensino superior em design de moda é uma escolha bastante adequada para quem tem interesse nessa área. Afinal, como foi possível perceber, essa decisão apresenta muitos benefícios para o futuro profissional. Assim, ele é capaz de alcançar posições de destaque no mercado de trabalho e atuar na área de mais afinidade.
Agora que você sabe tudo sobre a faculdade de moda, não guarde esse conhecimento. Compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais!