Visite nosso site

Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniAcademia finalizaram a 15ª Semana da Comunicação com momentos marcantes

Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniAcademia finalizaram a 15ª Semana da Comunicação com momentos marcantes

NOTÍCIA ESCRITA PELOS NOSSOS ALUNOS:


A 15ª Semana da Comunicação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniAcademia, realizada entre os dias 13 e 17 de maio, chegou ao fim com um saldo positivo, consolidando-se como um evento de relevância para o cenário da comunicação. A iniciativa foi marcada por uma série de palestras, oficinas e dinâmicas imersivas que proporcionaram aos participantes um aprendizado enriquecedor e contato com profissionais renomados da área.

Entre as novidades dessa edição, além dos conteúdos acadêmicos, a turma de Comunicação e Eventos dos cursos, juntamente com os patrocinadores, apoiadores, parceiros e coordenação, ofereceu um lanche coletivo para a comunidade acadêmica, reunindo alunos, professores e colaboradores em um momento de descontração e interação. Em uma iniciativa inédita, os integrantes das agências da "11ª Corrida Criativa" realizaram uma visita ao cliente real da competição, a cervejaria artesanal Fathach. Eles tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da fábrica para desenvolver uma campanha de comunicação. Essa experiência proporcionou um contato direto com a realidade do mercado e permitiu aos alunos aplicar seus conhecimentos de forma prática e relevante. O hall do bloco 1 da unidade Arnaldo também ganhou uma repaginada com uma nova arte na parede; a pintura artística, elaborada por Mariana Spadarotto da NotYourDraw, incorpora elementos que representam a comunicação e um bordão da professora Ana Marta Ladeira, comumente conhecido pelos estudantes da Instituição. Sensibilizados pela tragédia no Rio Grande do Sul, a equipe organizadora realizou uma campanha de arrecadação de itens prioritários como água mineral e absorventes íntimos, que foram entregues à empresa Camilo dos Santos para transporte até o destino.

A coordenadora dos cursos e organizadora geral do evento, professora Gilze Bara, destacou que:

“a 15ª Semana da Comunicação foi inspiradora! Debutamos da melhor maneira possível, superando nossos objetivos. Os eventos acadêmicos foram excelentes, proporcionando aprendizados e reflexões relevantes. Os eventos artísticos e culturais também foram ótimos! E tivemos momentos marcantes, como o nosso primeiro coffee break coletivo, que foi uma verdadeira comunhão. Um conjunto inesquecível de saberes e afetos!”

A professora de Comunicação e Eventos, Ana Marta Ladeira, ressaltou que:

"Organizar um evento é um desafio, porque, como na vida, dependemos uns dos outros. Mas estar sempre com os alunos no apoio executivo à coordenação dos cursos na realização da Semana é revigorante. Ver o evento nascer do zero e ganhar corpo é bem mágico. Neste ano, em especial, tivemos uma turma bem numerosa, que entrou na 'vibe' do evento, fazendo um belo trabalho integrado de divulgação, criação, secretaria, logística, prospecção, cerimonial, coffee, plano de mídia, programação cultural, cobertura, produção e orçamento. E assim, contribuímos para uma bela celebração da nossa debutante."

A diretora executiva da "Voá Marketing" e palestrante convidada, Mirella Polato, relatou sua experiência no evento e enfatizou sua importância no cenário da Comunicação.

"Foi muito gratificante para mim conseguir conversar com pessoas que têm idade próxima à minha e poder compartilhar experiências atuais para quem vai começar na profissão de marketing e social media agora. Meu objetivo era realmente levar um pouco da vivência da profissão para a galera... parece que o pessoal curtiu bastante. Achei bem divertido, foi bem mais leve do que eu imaginava, já que foi a minha primeira palestra. Achei o evento super bem organizado, acompanhei todos os dias pelo Instagram, e fiquei encantada com o que foi criado para os alunos... Eu acho que isso é muito legal para eles terem um pouquinho desse choque de realidade antes de se formarem; é sempre bom e engrandecedor."

A aluna da turma de Eventos, Letícia Raposo, que também participou das atividades, contou sobre sua vivência durante a produção e auxílio na Semana.

"Participar da organização foi uma experiência incrível! Foi desafiador, mas também muito gratificante. Trabalhar em equipe com meus colegas de turma foi essencial para o sucesso do evento. Aprendi muito sobre comunicação, organização e trabalho em equipe. Foi emocionante ver tudo que planejamos se tornar realidade. Me sinto muito orgulhosa do que conquistamos juntos. Essa, com certeza, foi uma experiência que vou levar para sempre comigo."

Bianca Guimarães, aluna do 3º período do curso de Publicidade e Propaganda, falou sobre como foi participar do evento e ter acesso à diversidade de palestras, dinâmicas e oficinas.

“Foi uma semana de imersão total no universo da comunicação! As palestras, oficinas e dinâmicas foram incríveis, com profissionais renomados da área compartilhando seus conhecimentos e experiências. Aprendi muito sobre diferentes áreas da comunicação, como jornalismo, publicidade, marketing e relações públicas. Também tive a oportunidade de colocar em prática o que aprendi nas oficinas, o que foi muito enriquecedor. Foi uma semana muito produtiva e divertida, que me proporcionou um crescimento profissional e pessoal enormes.”
Agita Encontro: o marco do afeto

Em um momento de união, ex-alunos e alunos do 7º e 8º períodos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda também se reuniram para dar vida ao "Agita Encontro". Com as mãos pintadas com as cores que representam seus respectivos cursos - o azul do Jornalismo e o laranja da Publicidade e Propaganda - os participantes deixaram sua marca na parede, eternizando seus nomes e a paixão pela comunicação. Ex-alunos palestrantes que ainda não haviam deixado suas marcas na “parede da memória” fizeram o registro com emoção.

Mais do que uma simples pintura, o momento "Agita Encontro" simboliza a união entre as diferentes gerações de estudantes, a celebração da trajetória percorrida e a esperança por um futuro promissor.

Festival do Minuto: celebração da criatividade em diversas categorias

Em uma manhã memorável e repleta de talentos no primeiro dia de evento, o Festival do Minuto da 15ª Semana da Comunicação consagrou seus vencedores em cinco categorias, no júri técnico e no júri popular, coroando os melhores materiais de até um minuto de duração. A competição, que incentiva a produção de conteúdo criativo e inovador, recebeu inscrições de alto nível, demonstrando a paixão dos participantes pela comunicação.

Os trabalhos inscritos foram avaliados por um júri especializado, composto por renomados profissionais da área, que analisaram cada material com atenção, considerando critérios como criatividade do conceito, qualidade da produção, relevância do tema abordado e impacto geral do trabalho.

Os vencedores do Festival do Minuto em cada categoria foram anunciados:

SPOT PUBLICITÁRIO, PROMOCIONAL OU INSTITUCIONAL:

1º Lugar (Júri): Estacione com Park, por Giordano Bilheiro de Cristofaro e João Victor de Almeida Neves.

1º Lugar (Voto Popular): Estacione com Park, por Giordano Bilheiro de Cristofaro e João Victor de Almeida Neves.

SPOT SOCIAL OU DE UTILIDADE PÚBLICA:

1º Lugar (Júri): Não caia em Fake News. Vacine-se, por Valber Fernandes da Costa, Pedro Augusto Ramos da Silva Santos, Carolina Mesquita Pereira Dutra e Maria Eduarda Arruda Botelho.

1º Lugar (Voto Popular): Não caia em Fake News. Vacine-se, por Valber Fernandes da Costa, Pedro Augusto Ramos da Silva Santos, Carolina Mesquita Pereira Dutra e Maria Eduarda Arruda Botelho.

FILME DE FICÇÃO:

1º Lugar (Júri): Ano Novo?, por Elisa Bara Zaghetto Ferreira e Luan Carlos Esteves Oliveira.

1º Lugar (Voto Popular): Show Fall, por Bernardo Mendonça e Rômulo de Oliveira.

FILME SOCIAL OU DE UTILIDADE PÚBLICA:

1º Lugar (Júri): Uma Olhadinha, por Giordano Bilheiro de Cristofaro, João Pedro Bastos Figueira, João Victor de Almeida Neves e Laura Delgado Maia.

1º Lugar (Voto Popular): Empate entre os filmes - Amor, por Ana Carolina Pereira, Lafayete Barbosa, Lara Suet, Lucas Cabral e Vitória Garcia, e Uma Olhadinha, por Giordano Bilheiro de Cristofaro, João Pedro Bastos Figueira, João Victor de Almeida Neves e Laura Delgado Maia.

FILME PUBLICITÁRIO OU PROMOCIONAL:

1º Lugar (Júri): HALLYU.U, por Letícia Raposo Rezende Pinto e Matheus de Oliveira Braga.

1º Lugar (Voto Popular): Freedo, experimente essa sensação, por João Pedro Bastos Figueira.

Corrida Criativa: Maratona de conhecimento

Encerrando com chave de ouro a 15ª Semana da Comunicação, a 11ª Corrida Criativa reuniu quatro equipes em um dia de muito aprendizado. Durante a manhã e tarde do último dia do evento, os participantes se dedicaram à criação de uma campanha de comunicação completa para um cliente real, a Fathach, uma cervejaria artesanal de Juiz de Fora, colocando à prova suas habilidades e conhecimentos em uma corrida contra o tempo. Após horas de trabalho intenso e brainstorming criativo, os grupos apresentaram suas propostas para um júri composto por profissionais da área. A avaliação levou em consideração a originalidade da campanha, a relevância para o público-alvo, a viabilidade de implementação e o impacto esperado na marca do cliente. O grupo vencedor da "Corrida Criativa" foi anunciado: Zait Gaist, composto pelos alunos Bernardo Mendonça, Eduardo Oliveira, Jade Miranda, Lara Leite, Letícia Raposo, Matheus Braga, Paula Mendes e Rafaela Furlan.

Desafio Jornalístico: Respeito como tema

Em um dia marcado pela adrenalina e pelo jornalismo de qualidade, o 7º Desafio Jornalístico teve como tema o Respeito. Durante a manhã e tarde do último dia do evento, os grupos participantes se dedicaram à produção de matérias jornalísticas para diversas plataformas. A avaliação do júri, composto por profissionais da área de comunicação, levou em consideração a qualidade da pesquisa, a apuração dos fatos, a clareza da escrita, a originalidade da abordagem e o impacto social da matéria. Após um processo de avaliação, o vencedor do Desafio Jornalístico foi anunciado: Contra o Relógio, composto pelos alunos Carolina Dutra, Maria Eduarda Botelho, Gabrielle Lopes, Iago Silva e Vitória Beatriz.

A "Corrida Criativa" e o “Desafio Jornalístico” mais uma vez comprovaram o talento e a dedicação dos alunos da faculdade, além de servir como um aprendizado prático e enriquecedor para o desenvolvimento de suas habilidades profissionais. Os vencedores receberam troféus e reconhecimento por sua excelência criativa e capacidade de trabalhar em equipe sob pressão.

Para encerrar o evento, o tradicional Agita Sarau animou a galera, com a participação da oficina de teatro Entremez, apresentações de talentos musicais, poesia e dança, pocket show da dupla 2a18 e canja das professoras.

A 15ª Semana da Comunicação teve apoio executivo da turma de Comunicação e Eventos sob a orientação da professora Ana Marta Ladeira, participação dos professores em diversos subeventos e coordenação geral de Gilza Bara. O evento teve como patrocinadores: Aria Marketing; Fátima Buffet; Formigueiro Comunicação; Gráfica América; Grupo Libertempo (Cidade, Alô e 93,7); Kojio; Leões Comunicação; Lolja; República Hub; Rubens Amorim; Sagres; Yay shop. Apoiadores: Açaí Point; Amanda Leite; Augusto Barbeiro; Ayca; Bar do Futrica; Cantina do Leo; Estúdio Calma; Floyd's Burguer; Hashtag Açaí; Jack Tattoo; Livraria Flamingo; Privilège; Royal Face Clínica de Estética; Tatiana Reis Estética; Team Ribeiro MA; Urgência Celulares; Vizú Pizza Bar. Parcerias: Fábula Eventos Criativos; Gaviolatta; Gostosuras e Travessuras; NOTYOURDRAW; Off Beat e Padaria Água na Boca.

Confira os registros e outras informações: Instagram: @falaarnaldo
Colaboração: Produção individual de Arthur Mesquita, estudante do curso de Publicidade e Propaganda, 4º período, sob orientação da professora Ana Marta Ladeira

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!