Evento

Confira os pratos selecionados para a próxima fase do 3º Desafio Gastronômico DeLeite Mineiro

Evento

Na última quinta-feira (20), aconteceu a etapa de execução dos pratos, degustação, julgamento e fotografia das preparações da terceira edição do Desafio Gastronômico DeLeite Mineiro, lançada pelo Centro Universitário Academia (UniAcademia) e pelo Minas Láctea. A competição premiará estudantes do curso de Gastronomia que desenvolverem os melhores pratos utilizando produtos lácteos participantes do Minas Láctea 2024.

O evento tem como objetivo estimular a criação de receitas inovadoras, promover a alta qualidade na produção gastronômica e incentivar o trabalho em equipe. Os pratos foram apresentados pelos alunos selecionados, destacando o potencial dos produtos lácteos mineiros.

O UniAcademia parabeniza todos os participantes pelo empenho e dedicação no desenvolvimento das receitas, ressaltando também o caráter extensionista das atividades realizadas. A lista dos selecionados não indica a ordem de classificação; os vencedores serão revelados apenas durante a premiação, marcada para o dia 18 de julho.

Confira os pratos selecionados para a fase final do desafio:

Nome do(a) participante: Daniela Cristina da Silva

Instagram: @‌dani.cristinas | Perfil comercial: @‌Bomboniela

Prato: Doce Memória Mineira

Descrição dada pelo(a) participante: O prato é composto por uma broa de flocão de milho, apresentada com um creme inglês de milho verde, um sorvete de leite queimado, também conhecido como queimadinho, e casca de milho tostada.

Nome do(a) participante: Gerson Cancino Junior

Prato: Pastel de angu com recheio de queijo canastra, copa lombo e abobrinha.

Descrição dada pelo(a) participante: O pastel de angu utiliza fubá de moinho, produto que remonta ao período colonial brasileiro. Seu recheio de queijo canastra traz uma acidez ao prato e celebra a riqueza da culinária mineira da região da Serra da Canastra. O uso da abobrinha e do abacate como finalização busca valorizar a riqueza dos quintais e roças mineiras, características marcantes de Minas Gerais. Em suma, este quitute busca, através da utilização de ingredientes da culinária regional, valorizar a cultura e as raízes mineiras e seu potencial gastronômico.

Nome dos(as) participantes: Vitor Araújo Pozenato e Gabriel Carlos Cardoso Ferreira

Instagram: @vitin_pozenato e @k.r_los

Prato: Contrastes de Minas

Descrição dada pelos(as) participantes: Faremos uma entrada com um trio de petiscos, sendo um deles salgado e dois doces. Serão eles: Cobertura de carne seca com coalhada, na base de pastel. Doce de Chuchu com coco, na base de um queijo meia cura. Jiló com abacaxi em conserva, na base de um queijo minas padrão. Estamos usando produtos que não são tão valorizados, harmonizando com queijos que são mais valorizados. O objetivo é ressaltar a cultura mineira, com produtos que não são exclusivamente nossos, mas que temos em abundância, como o chuchu e o jiló, por exemplo.

OBSERVAÇÃO: Os participantes estão na ordem de apresentação, portanto, não representam a ordem final de classificação, que será revelada apenas no dia da fase final (premiação): 18 de julho.

Embed Google Drive