Confira os participantes do 3º Desafio Gastronômico De Leite Mineiro

Confira os participantes do 3º Desafio Gastronômico De Leite Mineiro

O Centro Universitário Academia (UniAcademia) e o Minas Láctea estão lançando o 3º Desafio Gastronômico DeLeite Mineiro. A terceira edição da competição premiará os estudantes do curso de Gastronomia que criarem os melhores pratos, utilizando produtos lácteos participantes do Minas Láctea 2024.

Confira os(as) participantes do desafio:

Nome do(a) participante: Priscila Lucas Felippe

Instagram: @‌priscila_l.f

Prato: Romeu e Julieta

Categoria: Sobremesa

Descrição dada pelo(a) participante: Será uma sobremesa: irei utilizar biscoito de nata como base da torta, fazer a receita tradicional de cheesecake e uma calda de goiabada para finalizar, sendo uma releitura do clássico Romeu e Julieta.

Nome do(a) participante: Daniela Cristina da Silva

Instagram: @‌dani.cristinas | Perfil comercial: @‌Bomboniela

Prato: Doce Memória Mineira

Categoria: Sobremesa

Descrição dada pelo(a) participante: O prato é composto por uma broa de flocão de milho, apresentada com um creme inglês de milho verde, um sorvete de leite queimado, também conhecido como queimadinho, e casca de milho tostada.

Nome dos(as) participantes: Ana Beatriz Cabral de Oliveira e Claudio Ramon Dias

Instagram: @‌triz_cabral e @‌chefframondias

Prato: Tradição Mineira

Categoria: Sobremesa

Descrição dada pelos(as) participantes: O prato descrito é uma sobremesa composta por uma bola de sorvete de queijo minas recheada com goiabada cremosa, envolta em casca de chocolate branco (com aparência de goiaba), acompanhada de gotas de requeijão, espuma de goiabada e crumble. O queijo utilizado é confeccionado por um produtor local, e a goiabada cremosa é produzida por uma associação quilombola.

Nome do(a) participante: Gerson Cancino Junior

Prato: Pastel de angu com recheio de queijo canastra, copa lombo e abobrinha.

Descrição dada pelo(a) participante: O pastel de angu utiliza fubá de moinho, produto que remonta ao período colonial brasileiro. Seu recheio de queijo canastra traz uma acidez ao prato e celebra a riqueza da culinária mineira da região da Serra da Canastra. O uso da abobrinha e do abacate como finalização busca valorizar a riqueza dos quintais e roças mineiras, características marcantes de Minas Gerais. Em suma, este quitute busca, através da utilização de ingredientes da culinária regional, valorizar a cultura e as raízes mineiras e seu potencial gastronômico.

Nome dos(as) participantes: Vitor Araújo Pozenato e Gabriel Carlos Cardoso Ferreira

Instagram: @vitin_pozenato e @k.r_los

Prato: Contrastes de Minas

Categoria: Entrada

Descrição dada pelos(as) participantes: Faremos uma entrada com um trio de petiscos, sendo um deles salgado e dois doces. Serão eles: Cobertura de carne seca com coalhada, na base de pastel. Doce de Chuchu com coco, na base de um queijo meia cura. Jiló com abacaxi em conserva, na base de um queijo minas padrão. Estamos usando produtos que não são tão valorizados, harmonizando com queijos que são mais valorizados. O objetivo é ressaltar a cultura mineira, com produtos que não são exclusivamente nossos, mas que temos em abundância, como o chuchu e o jiló, por exemplo.

Nome do(a) participante: Cristina Leareno Monteiro

Prato: Farofa de Queijos

Categoria: Acompanhamento

Descrição dada pelo(a) participante: É uma farofa com farinha de mandioca, azeite, ervas e queijos ralados, incluindo provolone, parmesão, gruyère e queijo curado.

Nome do(a) participante: Alec von Kling Carneiro

Instagram: @a_k_photo_

Prato: Cheesecake com Massa de Especiarias

Categoria: Sobremesa

Descrição dada pelo(a) participante: O prato é uma sobremesa desenvolvida a partir do uso de quatro produtos lácteos distintos: manteiga, cream cheese, sour cream e creme de leite fresco.

Nome dos(as) participantes: Bruno Dos Santos Marconato e Irina Ferreira Thomaz

Instagram: @bn_marconatoo e @irinathomaz

Prato: Rigatoni Doce

Categoria: Sobremesa

Descrição dada pelos(as) participantes: Trio de snacks de massa de rigatoni cozida e frita, recheados com doce de leite cremoso, goiabada e creme de queijo. Finalizado com especiarias para agregar complexidade ao prato.

Nome dos(as) participantes: Fábio Prezoto e Tamara Galdino Gaspar

Prato: Terrine

Categoria: Sobremesa

Descrição dada pelos(as) participantes: O prato é uma sobremesa com leite fresco, doce de leite e queijo canastra.

Confira o cronograma:
  • Execução dos pratos, degustação, julgamento e fotografia das preparações: 20 de junho
  • Divulgação das 3 (três) preparações selecionadas para a final: 21 de junho
  • Premiação das 3 (três) preparações selecionadas para a final: 18 de julho