Você está cansado de trabalhar para um chefe, sentir-se desvalorizado em relação ao salário e à sobrecarga de tarefas? Então, vale a pena saber como abrir uma pequena empresa e ser dono do seu próprio negócio.
Atualmente, o Brasil conta com 20 milhões de empreendimentos, sendo aproximadamente 13,5 milhões deles enquadrados como pequenas empresas. Isso significa que o crescimento do empreendedorismo está em constante expansão e a previsão é que não pare tão cedo.
Afinal, existem diversas vantagens ao ter uma empresa, como a maior flexibilidade ao montar o horário de trabalho e a possibilidade de salários mais altos. Então, se você tem interesse nesse assunto e deseja saber iniciar um empreendimento, continue a leitura!
Defina o segmento
O primeiro passo para montar a sua empresa é decidir em qual nicho ela vai atuar, ou seja, para qual conjunto de pessoas com características semelhantes que o seu negócio vai ser direcionado. Definir isso passa por uma série de cuidados que você verá logo abaixo.
Estabelecer para quem deseja vender
Na hora de pensar no seu público-alvo, é importante detalhar minuciosamente como ele deve ser. Ou seja, não pensar, por exemplo, apenas em vender para mulheres, mas vender para mulheres de classe média alta, com faixa etária dos 25 aos 40 anos, casadas e com filhos.
Essas características, é claro, vão depender do foco que você deseja escolher, mas saiba que esmiuçar esse perfil ajuda a definir melhor os produtos ou serviços oferecidos e, consequentemente, o segmento do seu negócio.
Definir o que a empresa oferece
Você também deve pensar em que, exatamente, deseja vender. Mais uma vez, isso deve ser bem específico. Ou seja, se quer produzir sapatos, faça isso com um foco específico, por exemplo, sandálias e sapatilhas para o público infantil.
Coloque-se no lugar do consumidor
Para descobrir quais são os desejos, dificuldades e necessidades do público-alvo, é importante ver o mundo com os olhos do consumidor para que, assim, você seja capaz de oferecer o que ele precisa.
Desse modo, é possível decidir se a qualidade está satisfatória, bem como o preço. Com isso, analise os pontos de falhas e as oportunidades de melhoria.
Conte com um nicho de qualidade
Como a sua empresa vai depender diretamente dos clientes, é necessário escolher um nicho de qualidade que garanta a sobrevivência do seu negócio por longos anos. Por isso, o seu público-alvo precisa ter um diferencial para permitir que a sua empresa concorra com outras do mercado.
Encontre um bom contador
Existem empreendedores que gostam de se aventurar e não depender de um contador, mas saiba que, para abrir o próprio negócio, é importante contar com um profissional experiente no assunto.
Afinal, ele vai proporcionar mais segurança, tirando todas as suas dúvidas, e ainda será capaz de agilizar todo o processo. A contratação de um contador assegura que a regularização do empreendimento seja feita de maneira correta.
O trabalho desse profissional ainda vai ajudar a escolher o melhor regime tributário de acordo com o seu caso, montar o cronograma de pagamentos e, com isso, organizar o seu fluxo de caixa para que consiga manter as despesas e receitas em ordem.
Escolha a localização
Para dar início à abertura do negócio por meios legais, você deve escolher a localização da sua empresa, o que pode afetar diretamente o seu sucesso ou fracasso. Se o seu empreendimento for comercial, é necessário mapear a área e fazer a identificação geográfica do público.
Já se deseja abrir uma empresa prestadora de serviços, opte por escritórios compartilhados ou, até mesmo, a sua própria casa, para assim economizar e conseguir trabalhar como home office.
Reúna a documentação
Se você deseja saber como abrir uma pequena empresa, precisa estar ciente de que isso envolve alguns processos burocráticos. Um deles é a reunião da documentação necessária, como:
- RG;
- CPF;
- comprovante de residência;
- número de entrega do recibo do último do Imposto de Renda;
- se casado, certidão de casamento;
- comprovante da propriedade do endereço e a cópia do último IPTU da sede da empresa.
Faça as inscrições e registros
A próxima etapa burocrática é a realização das inscrições e registros para que a sua empresa funcione de forma legal. Então, você precisa ir para a Junta Comercial da cidade onde a empresa será instalada e adquirir o registro.
Depois disso, vai receber o NIRE (Número de Identificação do Registro da Empresa), que é como uma certidão de nascimento. Com esse documento em mãos, você deve obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), emitido pela Receita Federal, que funciona semelhante ao CPF.
Não se esqueça também de selecionar a atividade de atuação da sua empresa, definida pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Nesse processo, deve ser escolhido também o regime de tributação, que pode ser o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.
Outro passo necessário é buscar a Inscrição Estadual ou o Registro Municipal, lembrando que a primeira é obrigatória apenas para empresas que produzem bens ou venda de mercadorias, enquanto a segunda é referente aos empreendimentos que realizam a prestação de serviços.
Saiba que, em alguns estados, essa documentação sai automaticamente quando é feito o registro na Junta Comercial. Então, você deve avaliar quais são as regras do seu município para ver se é esse o caso.
Por fim, ainda há o alvará do corpo de bombeiros e o de funcionamento. O primeiro define o grau de risco do edifício, enquanto o segundo fornece uma licença prévia do município.
Lembre-se de que, dependendo da atividade que será desenvolvida na sua empresa, existe a necessidade de envolver outras secretarias para que possibilitem a legalização do empreendimento, como a de Saúde e a do Meio Ambiente. Então, é necessário avaliar cada caso.
Agora que você já sabe como abrir uma pequena empresa, não se esqueça de reservar uma quantia para isso. Para o microempreendedor individual, o valor pode variar de R$30 a R$200. Depois de absorver todas essas dicas, continue se especializando no mercado escolhido para conquistar o sucesso que tanto deseja.
Para isso, a inovação e a criatividade precisam andar de mãos dados. Quer saber como isso funciona? Confira este artigo sobre o assunto!