Visite nosso site
Ensino

CES tem cursos com nota 5 ou 4 no Enade 2018

Ensino

CES tem cursos com nota 5 ou 4 no Enade 2018

Os cursos de Marketing e Gestão em Recursos Humanos do CES/JF obtiveram o conceito máximo, 5, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. Já os cursos de Psicologia, Administração e Design de Moda receberam nota 4. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira, 4.

Um dos dados que mais chama atenção é o fato de que apenas 3,3% dos cursos superiores de instituições privadas conseguiram a nota máxima. Além disso, o curso de Marketing do CES foi o único em Juiz de Fora a receber o conceito 5 e, no estado de Minas Gerais, só duas instituições privadas receberam a nota. Já o curso de Psicologia teve o melhor desempenho dentre as privadas em Juiz de Fora, com nota 4. Gestão de Recursos Humanos do CES é um dos dois cursos ofertados por instituições privadas no estado a ser contemplado com a nota máxima e apenas três cursos de Design de Moda em Minas Gerais, dentre públicas e privadas, receberam nota 4 – a maior alcançada no segmento.

O Vice-Diretor e Coordenador dos cursos de Administração, Marketing e Gestão em Recursos Humanos, professor Tiago de Oliveira, avalia que os resultados obtidos no Enade reforçam o ensino de excelência que norteia as ações da Instituição. “Os cursos de Gestão em Recursos Humanos, Marketing e Administração do CES preparam o aluno para o mercado de trabalho, com professores que possuem experiência tanto acadêmica quanto prática. Acredito que esse foi o diferencial, atrelado também à seriedade da Instituição e ao comprometimento dos alunos que buscam, através das empresas juniores, das atividades acadêmicas e de estágios, colocarem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula”, afirma.

Para a Coordenadora do curso de Psicologia, professora Adriana Ventura, a nota 4 obtida pelo curso é fruto de um trabalho coletivo. “Sempre foi uma preocupação constante da coordenação de curso, juntamente com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e colegiado repensar a matriz curricular de forma a mantê-la atual e em consonância com as exigências profissionais. O feedback dos alunos, após a realização da prova, era que não havia nenhum conteúdo que não tivesse sido contemplado durante a graduação. Isso nos deixou tranquilos quanto à formação que estamos ofertando aos nossos alunos”, comenta.

Os cursos de Gastronomia, Design de Interiores, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Teologia do CES obtiveram nota 3, considerada satisfatória pelo MEC.

No caminho certo

Para o Diretor-Geral do CES, professor Giovânio Aguiar, o Enade é um dos índices mais relevantes para medir se aquilo que o discente estudou – não só a formação específica, mas o conjunto de competências do curso – foi realmente contemplado durante a graduação. De acordo com ele, o resultado mostra que a Instituição está no caminho certo. “O CES recebeu notas 3, 4 e 5, que são índices mais do que satisfatórios, e já era esperado que nenhum curso ficaria abaixo disso. Nosso planejamento é continuar oferecendo formação de qualidade e integral, atrelada a valores humanos, para que a gente consiga atingir mais índices de excelência. Aquilo que nos deixa mais felizes é ver nossos alunos de bem com a vida e com o caminho que escolheram; realizados. Aqui visualizamos isso. Quase 100% deles fazem estágio e muitos já estão empregados antes mesmo de se formarem. Me sinto honrado pela oportunidade de dirigir uma instituição que é tão exitosa”, afirma.

A cada três anos, o Enade avalia os cursos superiores do país. Em 2018, foi a vez de dez cursos do CES participarem do exame: Administração, Design de Interiores, Design de Moda, Gastronomia, Gestão em Recursos Humanos, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda e Teologia.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente nossos conteúdos sobre ensino superior, carreira e muito mais.

Obrigado! Cadastro realizado!
Algum erro aconteceu. Tente de novo!