O ator e diretor Caio Blat esteve no UniAcademia e no Colégio Academia nesta quinta-feira (3) para conversar sobre possíveis parcerias na produção do longa-metragem Cacilda Becker em Cena Aberta, que será protagonizado por Débora Falabella. O encontro contou com a presença do reitor e diretor-geral das instituições, Giovânio Aguiar, além da equipe do filme, composta por produtores e produtoras, pelo diretor de arte e pelo representante do Polo Audiovisual da cidade, César Piva.
A visita teve como objetivo alinhar a participação das instituições no processo criativo e de produção do longa, que terá como um dos cenários principais o Cine-Theatro Central. Caio Blat destacou a relevância da cidade e o desejo de integrar estudantes e recursos locais ao projeto:
“A gente tá vindo para Juiz de Fora filmar um longa-metragem sobre a Cacilda Becker, a grande dama do teatro brasileiro, responsável pela modernização e profissionalização do teatro no Brasil. A gente vai filmar nesse templo, que é o Cine-Theatro Central. E a gente tá aproveitando todos os recursos da cidade: acervos, estudantes de cenografia, de cinema, de moda, de documentário para participarem dessa pesquisa com a gente!”
O Polo Audiovisual de Juiz de Fora também atua diretamente na mediação entre as instituições e os realizadores do filme, como explica César Piva, assessor especial de desenvolvimento do setor na cidade:
“Então, nesse momento de produção, nós estamos preparando a cidade e todas as atividades que serão necessárias para acolher essa grande produção. A parceria com o UniAcademia e o Colégio Academia — mais do que apoiar com o acervo, figurino, cenário e tudo que vocês já fazem aqui — acho que abre também a perspectiva de estabelecer uma relação de qualificação e formação, de uma geração para a produção audiovisual na nossa cidade.”
Além de disponibilizar seu acervo artístico e cultural, o UniAcademia e o Colégio Academia foram convidados a contribuir com o conhecimento técnico e criativo de seus alunos. No caso específico do UniAcademia, o objetivo é incluir, principalmente, cursos ligados à moda e à comunicação. A expectativa é que essa parceria fortaleça não apenas a identidade cultural e o patrimônio histórico da cidade, mas também abra portas para talentos locais no cenário artístico e audiovisual.
A iniciativa marca um passo importante na consolidação de Juiz de Fora como polo audiovisual em Minas Gerais, incentivando a formação de profissionais e a valorização do patrimônio histórico da região.