Desde a última segunda-feira, 29, a expectativa tem sido grande para os 49 restaurantes que participam da versão competitiva do JF Sabor 2022. Os pratos começaram a avaliados por uma banca de 16 jurados composta exclusivamente por professores do curso de gastronomia da UniAcademia, chefs de cozinha e influenciadores da área gastronomia. “Vão chegar ao pódio da competição de sabores as receitas que ganharem o aval dos técnicos, se adequarem ao tema ‘Caminho novo: memórias’ e ainda conquistarem a preferência do público através da votação popular”, explica a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/Regional Zona da Mata) Francele Galil. O evento será realizado nas Cozinhas Didáticas do Centro Universitário UniAcademia (Campus Academia, Rua Halfeld 1179, Centro), nos dias 29, 30 e 31de agosto, 5 e 6 de setembro.
De acordo com Francele Galil, a escolha de um júri eminentemente técnico é outra novidade na edição 2022 e tem por objetivo garantir a igualdade de condições para o julgamento de todos os pratos e estabelecimentos participantes da versão competitiva do JF Sabor. “Toda a estrutura das bancas e critérios de avaliação foram desenvolvidos pelo curso de gastronomia do UniAcademia que está coordenando toda a logística envolvida na avaliação dos pratos e disponibilizando seus professore para compor o júri. Além dos professores, convidamos outros chefes e especialistas, o que garantirá uma avaliação técnica e isenta . Sem contar que é uma oportunidade de contato dos participantes com chefs altamente especializados e de referência em nossa região. E essa troca de experiências só fortalece nossa gastronomia e, consequentemente, nossa economia”, argumenta Galil
Para Giovânio Aguiar, Reitor do UniAcademia, “a parceria entre a Abrasel e o UniAcademia, através do JF Sabor, é sempre motivo de orgulho, pois são duas instituições comum objetivo em comum, que é o de profissionalizar e elevar cada vez mais a gastronomia na cidade. O UniAcademia, antigo CES/JF, tem o único curso superior de gastronomia da região. E o JF Sabor também ajuda a aprimorar o atendimento, a apresentação, a criatividade e sabor dos pratos oferecidos pelos bares e restaurantes participantes", ressalta.
Da avaliação
Cada um dos 74 pratos que entraram na versão competitiva em 11 categorias estão sendo avaliados por quatro jurados. São analisadas a Apresentação/Aparência (20 pontos); adequação ao tema/escolha dos ingredientes com valorização da presença de ingredientes regionais de produtores locais/regionais ou agricultura familiar(20 pontos); Criatividade/relevância cultural (25 pontos); e Harmonia/Sabor/temperatura(25 pontos). O público participa da escolha através do site www.jfsabor.com avaliando o sabor e a criatividade dos pratos (10 pontos). A votação está aberta até o dia 2 de outubro, data de encerramento do festival. Todas as notas somadas indicarão os três primeiros colocados em cada categoria, que serão revelados e receberão um troféu no evento de encerramento que será realizado em até 20 dias após a conclusão do festival.
Sobre o Festival
O JF Sabor Caminho Novo Memórias começou no dia 15 de agosto. É a 20ª Edição do evento promovido pela Abrasel Zona da Mata, que reúne cerca de 80 pratos para serem degustados até 2 de outubro. Participam 59 estabelecimentos de gastronomia localizados em Juiz de Fora, Bicas, Guarará, Lima Duarte/Ibitipoca, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Santos Dumont, Conceição do Formoso e São João Nepomuceno. Dez deles não participam da versão competitiva.
O tema de 2022, “Caminho Novo: Memórias” remete à influência da Estrada Real no jeito de ser e cozinhar do povo mineiro. Aspectos da colonização portuguesa, do desbravamento de Minas Gerais, a literatura, o transporte do ouro, das pedras preciosas e os ingredientes comumente utilizados já naqueles tempos inspiraram as criações dos chefs de cozinha, especialmente preparadas para o JF Sabor2022.