Você já ouviu falar na análise de dados? Essa é uma importante prática que tem ganhado destaque nas empresas, pois permite que gestores e colaboradores saibam tomar decisões com base em informações precisas.
Isso é fundamental para que a empresa deixe de cometer erros básicos, evitando o desperdício de dinheiro e se tornando mais competitiva no mercado. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post!
O que é a análise de dados e qual é a sua importância?
Uma empresa gera dados o tempo todo, mas nem sempre eles são relevantes na totalidade. Por isso, é necessário identificar quais são importantes, capturá-los e cruzá-los, formulando uma análise sobre eles.
Esse processo ajuda a identificar tendências, problemas internos e oportunidades no mercado, auxiliando na tomada de decisões. Dessa forma, a análise de dados evita que gestores e colaboradores cometam erros banais e sofram atrasos com a produtividade.
Por meio dessa prática, a empresa consegue ter mais segurança ao fazer investimentos — ações de marketing, equipamentos, estrutura etc. — e melhorar os processos. Isso é possível porque, após a coleta e a identificação das informações, é possível compará-las e verificar seus padrões. Com isso, a análise de dados apresenta diversas vantagens, como:
- identificação de problemas com antecedência;
- criação de diferenciação de mercado;
- melhoria nos resultados da empresa;
- antecipação em relação aos concorrentes.
Além disso, essa prática serve para que a empresa consiga alcançar atividades estratégicas, como as citadas logo abaixo.
Conhecimento do cliente
Ao oferecer um produto ou serviço, a empresa trabalha para o cliente, sendo necessário, portanto, conhecê-lo. Com a análise de dados é possível saber exatamente qual é o seu perfil, suas necessidades e suas expectativas, desenvolvendo atividades para melhorar a experiência do consumidor.
Reconhecimento do mercado
Para se destacar no ramo e se tornar produtiva, a empresa precisa entender o mercado onde está inserida. Por meio da análise de dados, os gestores conseguem saber qual é o perfil dos clientes, a influência da concorrência, os seus possíveis parceiros, as oportunidades e as ameaças ao negócio.
Como funciona o trabalho do cientista de dados?
Ainda que a análise de dados seja fundamental para todas as empresas, ela não pode ser feita por qualquer pessoa, afinal, é necessário ter conhecimento suficiente no assunto para fazê-la corretamente. Para isso, existe o cientista de dados. Entenda melhor como essa profissão funciona.
Relevância do cientista de dados no mercado de trabalho
O cientista de dados é o profissional responsável por levantar grandes volumes de dados todos os dias, transformando-os em informações relevantes para a organização onde trabalha.
Essa profissão se tornou uma das mais relevantes ao longo dos últimos anos, mas ainda falta mão de obra qualificada para ocupar os cargos disponíveis. Nesse caso, entra a necessidade de contar com profissionais que saibam lidar com inteligência artificial, machine learning, data science, visualization e big data.
Estima-se, atualmente, que há uma demanda genérica pelo cientista de dados, englobando estatísticos, cientistas da computação e engenheiros de dados.
Frentes de ação
A sobrevivência das empresas depende do modo como elas lidam com as informações geradas diariamente. Com o objetivo de analisar e mostrar uma grande quantidade de dados, por meio de métodos e ferramentas específicas, surgiu o cientista de dados.
Ele é imprescindível em uma organização por auxiliar os líderes na tomada de decisões, agindo ativamente ao buscar soluções de forma criativa e autônoma. Nesse contexto, o profissional atua em 4 frentes de ação, sendo a primeira relacionada ao suporte à tomada de decisões.
A segunda frente se baseia na extração, na organização e na combinação dos dados por meio de modelos estatísticos. Enquanto isso, a terceira tem relação com o desenvolvimento de sistemas de processamento de dados, viabilizando a averiguação do modelo estatístico em relação aos dados ligados ao tema.
A última frente usa técnicas de design para formular problemas ou oportunidades de negócios e criar as suas soluções. Basicamente, o cientista de dados precisa estar preparado para lidar com esses 4 tipos de situações.
Verificação dos dados
Para que o profissional possa levar os dados relevantes, inicialmente ele deve elaborar um planejamento. Nesse documento, devem constar algumas diretrizes, como os objetivos, as respostas procuradas, o cronograma de ação e como será realizada a coleta.
Para fazer a verificação dos dados existentes, é importante que o profissional conte com algumas ferramentas para auxiliá-lo. Se o objetivo for levantar informações com a ajuda do data marketing, por exemplo, podem ser utilizadas as seguintes plataformas e práticas:
- redes sociais;
- pesquisas de mercado;
- sistemas ERP (sistema integrado de gestão empresarial);
- CRM (gestão de relacionamento com o cliente);
- ferramentas voltadas para a automação de marketing.
Tratamento das informações
Após o levantamento das informações — que pode ser feito de diferentes formas, como as citadas anteriormente —, chegou a hora de tratar os dados. Devido ao grande volume de informações e à complexidade de análise, é importante contar com a ajuda da tecnologia nesse momento.
O big data consegue fazer análises por meio do tratamento das informações com o auxílio de algoritmos complexos, formulando diferentes variáveis. Além disso, ele também permite que sejam cruzados dados internos com dados externos, como de órgãos federais, para proporcionar uma avaliação mais avançada.
Transformação de dados em ação
Os dados precisam ter um objetivo. Não adianta investir tempo e dedicação no levantamento dessas informações se nada será feito após a coleta. Dessa forma, é importante que, a partir da análise das informações, seja traçado um plano de ações e campanhas para a organização.
Para isso, é necessário que os dados sejam expostos de forma simples e palatável, sem dificuldade de compreensão por parte dos gestores. Isso permite que as informações sejam transmitidas de modo claro. Nessa hora, o apelo visual ajuda, então os cientistas de dados costumam usar e abusar de gráficos, dashboards e curvas de tendência.
A análise de dados é um ramo que só tende a crescer no mercado, representando uma profissão que vai ganhar ainda mais destaque no futuro. Se você tem interesse em saber mais sobre a situação atual do mercado em relação às outras profissões, continue contando com o blog do CES/JF como fonte de informação.
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