O Centro Universitário UniAcademia e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-JF), realizam nesta quarta-feira, 9 de outubro, o concurso “Gastronomia Popular: 3º Desafio Gastronômico pelo Dia Mundial da Alimentação”. A atividade, que acontece nas cozinhas do UniAcademia a partir das 13h, desafia estudantes do curso de Gastronomia a criarem sobremesas com ingredientes disponíveis nos Restaurantes Populares do município, estimulando a criatividade e o compromisso social na alimentação.
Neste ano, as duplas participantes devem elaborar pratos de sobremesa utilizando três ingredientes entre mamão, banana, laranja, manga, açúcar e amido de milho. A proposta é unir inovação, sabor e viabilidade nutricional em receitas que possam ser reproduzidas nos equipamentos públicos de segurança alimentar da cidade.
As apresentações dos pratos à comissão julgadora terão início às 16h, com a seguinte programação:
16h15: Duo Tropical – Doce de Mamão com Calda de Laranja, de Luiz Eduardo Jorge Guedes e Aline De Lana Krepker (1º período).
A dupla apresenta uma receita leve e de preparo simples, feita com mamão formosa e laranja-pera, adoçada na medida certa e ideal para ser reproduzida em grande escala nos Restaurantes Populares.
16h45: Tortinha de Laranja, de Aneliz Dias Amorim e Maria Luiza Silva (2º período).
A sobremesa combina uma base úmida feita com banana e mamão à cobertura de geleia de laranja fresca, equilibrando doçura e acidez em um resultado colorido e aromático.
17h15: Banana em Três Texturas, de Vitor Araújo Pozenato (4º período) e Wallace Souza Coelho (2º período).
O prato traz uma proposta criativa e sustentável, aproveitando integralmente a fruta em três formas: geleia de banana, banana caramelizada e crocante da casca.
17h45: Doce Cremoso de Manga e Banana, de Tamara Galdino Gaspar e Gabriel Carlos Cardoso Ferreira (4º período).
A sobremesa tropical aposta na cremosidade natural das frutas e no toque aveludado do amido de milho, resultando em um doce suave e reconfortante.
A banca avaliadora será composta por representantes do UniAcademia, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), da Secretaria de Assistência Social (SAS), nutricionistas e cozinheiros dos Restaurantes Populares. As receitas serão avaliadas quanto à criatividade, sabor, aplicabilidade e adequação aos objetivos do concurso.
O prato vencedor será incorporado de forma permanente ao cardápio dos Restaurantes Populares de Juiz de Fora e servido ao público no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, nas unidades Yedda Duarte Gomes (Centro) e João Batista Ribeiro (Benfica).
O concurso integra as ações da PJF e do UniAcademia em prol da valorização da alimentação saudável, acessível e sustentável, reforçando o papel da Gastronomia como agente de transformação social.

.jpg)


