Em comunicado publicado no dia 16 de março, o CES/JF determinou que as aulas presenciais seriam realizadas exclusivamente pela plataforma CANVAS - Ambiente Virtual de Aprendizagem, até o dia 29 de março. Devido a determinações dos órgãos oficias - bem como a evolução da pandemia no mundo, no país e em Juiz de Fora -, essa transferência permanecerá válida por tempo indeterminado. Para ajudar você, aluna ou aluno, a se programar e a entender a situação acadêmica neste período, o CES/JF respondeu às principais dúvidas que surgiram até agora.
1. Por que as aulas foram transferidas para meios digitais?
A transferência das aulas presenciais para os meios digitais é temporária e contingencial. Os discentes das graduações e pós-graduações irão acompanhar as aulas através da plataforma CANVAS e demais meios digitais. Devido à pandemia causada pelo coronavírus, a medida tem o objetivo de dar CONTINUIDADE à prestação dos serviços educacionais, sem causar atrasos no calendário acadêmico e consequentes transtornos nas vidas profissionais e pessoais de todos envolvidos:, estudantes, professores e corpo administrativo.
2. As aulas presenciais podem ser transferidas para meios digitais?
De acordo com o artigo 1º da Portaria n° 343, publicada no dia 17 de março de 2020, no Diário Oficial da União, o Ministério da Educação autoriza a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais até a situação ser normalizada.
“Art. 1º Autorizar, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, de que trata o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.”
3. Por que o CES/JF não suspendeu as aulas durante este período?
O CES/JF entende que suspender as aulas poderia ocasionar ainda mais transtornos às vidas profissionais, acadêmicas e pessoais de todos, tais como: o atraso do calendário acadêmico, o cancelamento do semestre letivo, a não colação de grau dos formandos, a perda da empregabilidade por não obtenção do título e a não preparação para o ENADE, entre outros. Além disso, neste momento, é importante manter as relações sociais e a rotina de vida, mesmo que remotamente, para amenizar os impactos subjetivos da pandemia.
O CES/JF se antecipou na preparação e na realização das aulas digitais, não paralisando seus serviços educacionais por nenhum dia. Como já foi dito acima, os danos por suspender as aulas seriam muito maiores do que os possíveis ônus da transferência temporária para o meio digital
4. Como serão as aulas práticas?
Durante este período, os professores estão antecipando os conteúdos teóricos e mantendo o calendário acadêmico. Após o retorno das aulas presenciais, será apresentado um cronograma de reposição das aulas práticas, para que nenhuma aluna ou aluno seja prejudicada. Os coordenadores de cada curso apresentarão as disciplinas e a carga horária de reposição necessárias em momento oportuno.
5. O CES/JF terá redução de custos com a transferência temporária das aulas para os meios digitais?
O CES/JF tem investido recursos financeiros e esforços durante este período para manter as atividades em funcionamento. O custo mensal continua sendo o mesmo. A plataforma utilizada pela IES é uma das melhores do mundo, além de ter sido ampliado o acesso às bibliotecas virtuais e adquiridas plataformas de laboratórios digitais. Professores e funcionários estão em treinamento contínuo nas diversas ferramentas utilizadas. Todos os professores continuam lecionando normalmente, com a mesma carga horária. Os esforços dos docentes, do corpo administrativo e da direção estão sendo para que este processo seja inovador e de muito aprendizado.
6. Como ficarão os Estágios?
A princípio, as atividades de estágio estão mantidas e estão sendo acompanhadas diariamente pelas coordenações dos cursos. Para viabilizar e agilizar as assinaturas de documentos, foi contratado um serviço de assinaturas digitais que permite o envolvimento de concedente, instituição e aluno. Essa iniciativa proporciona a assinatura de documentos sem a necessidade de tramitação física do mesmo. Aqueles casos em que a presença física se fizer indispensável, os coordenadores de cada curso apresentarão um plano de reposição necessário, em momento oportuno.
7. Como ficarão os Trabalhos de Conclusão de Curso?
As orientações de TCC estão mantidas e deverão ser realizadas através dos meios digitais.
8. Como serão as avaliações neste semestre?
Trabalhos e atividades acadêmicas avaliativas poderão e deverão ser realizadas a partir do dia 30 de março, por meios digitais. A instituição acredita que eles não são uma forma de punição ou pontuação vazia, mas sim um modo efetivo de compreender como se encontra o desempenho dos estudantes, dos professores, das metodologias, da plataforma e de outros meios utilizados. Reafirmamos que esses instrumentos pedagógicos são primordiais neste momento de modificação da rotina acadêmica.
9. Como será controlada a frequência dos alunos?
A frequência será controlada por meio do acesso da aluna e do aluno à plataforma CANVAS. Sendo assim, é primordial que você acesse frequentemente o Ambiente Virtual de Aprendizagem e acompanhe as aulas e as atividades de suas disciplinas.
10. Qual será a duração do período de aulas por meio digital?
A transferência das aulas para os meios digitais é por tempo indeterminado. A instituição está em monitoramento constante e seguirá as determinações dos órgãos oficiais.
11. Onde tiro dúvidas sobre o acesso à plataforma digital?
O Núcleo de Ensino e Aprendizagem Digital (NEAD) está trabalhando em regime remoto e integral. O contato pode ser realizado através do e-mail nucleoead@cesjf.br ou pelos números de WhatsApp abaixo:
De 8h às 18h (seg a sex) - Marco Túlio: (32) 99910-1663
De 12h às 21h (seg a sex) - Mariana Venâncio: (32) 99998-1301
12. Quais são as formas de contato com outros setores da instituição?
Para verificar o funcionamento e o contato com os setores, clique aqui.