Nutrição do UniAcademia é único de Juiz de Fora com nota máxima no MEC

“Essa nota é a comprovação de um intenso trabalho que tem sido desenvolvido por todos os profissionais que atuam no curso, além da dedicação dos nossos alunos”. É o que destaca Priscila Moreira, professora e coordenadora adjunta do curso de Nutrição do Centro Universitário Academia (UniAcademia), sobre a avaliação do ensino superior do Ministério da Educação (MEC). Após visita dos avaliadores, que ocorreu entre os dias 8 a 10 de novembro, o curso foi avaliado com a nota máxima: cinco.

A nota coloca o curso do UniAcademia ao lado de poucas graduações no Brasil avaliadas com a maior nota: Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, no cenário de Juiz de Fora e região, o curso de Nutrição do UniAcademia é o único que atualmente possui a nota máxima. “É um curso desenvolvido com o objetivo de ser inovador, buscando formar pessoas atualizadas e que se destacam no mercado com uma visão multiprofissional”, ressalta Priscila.

“Essa nota evidencia a qualidade do curso e da instituição, uma vez que os critérios avaliados são bem rigorosos”, completa. A avaliação do MEC é uma importante ferramenta de regulamentação e fiscalização acerca da qualidade de ensino superior no país. Nesse sentido, o processo de análise visa evidenciar o nível de ensino dos cursos e, também, de cada instituição. Os critérios de avaliação são: matriz curricular, metodologias de ensino, estrutura do campus, formação do corpo docente, atividades desenvolvidas no curso e satisfação dos estudantes.

No UniAcademia, o curso de Nutrição trabalha com uma matriz curricular que inclui disciplinas exclusivas, como: Fitoterapia, Nutrigenética e Nutrição experimental. Além disso, práticas extensionistas e projetos integradores estão presentes em todos os períodos, estimulando o desenvolvimento de pesquisas e atividades práticas. Com laboratórios que contam com equipamentos modernos para o atendimento clínico, o campus do UniAcademia possui uma estrutura organizada e repleta de ferramentas que facilitam o desenvolvimento acadêmico. Vale ressaltar, ainda, a composição do corpo docente que possui professores mestres e doutores, com experiência no mercado de trabalho.