Estudantes de Psicologia do UniAcademia promovem exposição de residentes do Educandário Carlos Chagas

O curso de Psicologia do UniAcademia tem na sua grade alguns estágios básicos que proporcionam aos acadêmicos um contato inicial com diferentes grupos de pessoas, para que os discentes possam observar na prática a teoria e realizar pequenas intervenções (não clínicas) supervisionadas por estagiários.

Neste semestre, alguns alunos e alunas estão estagiando no Educandário Carlos Chagas e lá há bastante incentivo à arte. Por isso, os estudantes trouxeram para o hall do UniAcademia algumas artes feitas por eles para ficarem expostas. Os principais artistas são o Juca e o Jeremias (pintura e desenho), mas há várias outras oficinas realizadas pelos demais residentes.

A realização da exposição tem como objetivo promover a inclusão social dos artistas (PCDs) junto à comunidade acadêmica, enfatizando a divulgação de suas artes, contribuindo para promover uma melhoria na autoestima dos artistas.

Segundo a professora Luciene Miranda, que é supervisora dos estudantes, os estagiários tiveram total envolvimento na organização da exposição. "Eles tiveram todo um cuidado com a intermediação junto aos profissionais do Educandário e aos dois artistas que compareceram, os quais já conhecem as estagiárias que têm ido semanalmente desenvolver seu estágio por lá", conta.

Ainda segundo Luciene, o Educandário vende, por preço simbólico, artesanatos (bolsas, bijuterias de miçangas, mandalas e panos de prato) e, inclusive, algumas das pinturas selecionadas pelo Juca. Não há finalidade lucrativa, toda a renda destinada é encaminhada para projetos do Educandário, inclusive, na compra de materiais para a realização de outras artes, que tem ajudado muito para a promoção da saúde mental e para a inclusão social dos artistas.

A exposição vai ficar disponível até a próxima quarta-feira, dia 23 de novembro, no 1° andar no Prédio Academia (R. Halfeld, 1.179).