Com 91 vagas, processo de monitoria 2024.1 lança edital

Os alunos de graduação do UniAcademia poderão se inscrever para o Processo de Seleção de Monitores do primeiro semestre de 2024 entre os dias 19 de fevereiro e 01 de março. Nele, estão sendo ofertadas 91 vagas (48 bolsistas e 43 voluntários) para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Design de Moda, Design de Interiores, Educação Física, Fisioterapia, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Nutrição, Psicologia e Sistemas de Informação.

A inscrição no processo de seleção de monitores será gratuita e deverá ser feita através do link, mediante preenchimento da ficha de inscrição. O resultado será divulgado no dia 15 de março.

O candidato deve atender ao seguinte perfil:

I – Tenha sido aprovado na(s) disciplina(s) para a(s) qual(is) está concorrendo, com média registrada no Histórico Escolar, igual ou superior a 70,0 (setenta) pontos;

II – Não esteja cursando o 1º (primeiro) período do curso;

III – Esteja regularmente matriculado e frequente às aulas;

IV – Não tenha pendências de qualquer natureza com o UniAcademia;

V – Não tenha nenhum impedimento disciplinar;

VI – No primeiro semestre de 2024 esteja matriculado em, pelo menos, 16 (dezesseis) créditos.

“Para os monitores, essa experiência pode ser particularmente valiosa, pois desenvolve habilidades de ensino, comunicação e liderança”, é o que destaca o Coordenador de Extensão, Marco Antônio Araújo. A função de um monitor no ambiente acadêmico desempenha um papel crucial no processo de graduação dos estudantes. As atividades de um monitor incluem os seguintes aspectos:

I - Auxílio nas aulas práticas e teóricas;

II - Tutoria e suporte durante o desenvolvimento acadêmico;

III - Desenvolvimento de materiais didáticos.

Segundo Marco Antônio, a monitoria é um componente essencial do ecossistema acadêmico que beneficia tanto os alunos de cada disciplina, quanto os monitores. “Monitores frequentemente auxiliam os professores em aulas e ajudam a esclarecer dúvidas dos alunos, proporcionando suporte adicional ao aprendizado”, reforça.

Para os monitores, é uma oportunidade de aprofundar conhecimentos, desenvolver habilidades de ensino e contribuir significativamente para o processo de educação de seus colegas. O coordenador também destaca pontos positivos em relação a importância do monitor para o contexto acadêmico, sendo:

I - Melhoria e aprofundamento de conteúdos;

II - Desenvolvimento de habilidades de estudo e aprendizado;
III - Aumento da confiança, motivação e apoio individualizado;

IV - Preparação para futuras oportunidades profissionais.

Além de retroalimentar a relação entre aluno, monitor e professor, o processo de monitoria é fundamental para o aprendizado de ambas as partes. Marco Antônio ainda conclui, “a participação em atividades de monitoria pode enriquecer o currículo do monitor, abrindo portas para futuras oportunidades acadêmicas e profissionais”.

Todo processo seletivo é de responsabilidade da coordenação do curso, juntamente com o professor da disciplina. O início das atividades de monitoria só será autorizado após a entrega do formulário de bolsista ou voluntário para a secretaria.

Clique aqui para conferir as vagas em cada curso, além das etapas de seleção no Edital do Processo de Seleção de Monitores.